Em viagem a São João Del Rei (MG) nesta sexta-feira (18), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, relembrou a trajetória política de avô, o ex-presidente da República Tancredo Neves, que nasceu e iniciou sua vida política na cidade. Ele disse que o avô é sua inspiração e reiterou que o 21 de abril, data da Inconfidência Mineira, é também o dia da morte de Tancredo Neves.
“O presidente Tancredo, cujo aniversário de falecimento será lembrado no dia 21 de abril, será para sempre minha maior inspiração. Tancredo ensinava não só com palavras mas com gestos e atitudes que servir e fazer vida pública é algo extremamente digno, extremamente honrado. Não há atividade mais digna numa sociedade do que a vida pública, desde que feita com responsabilidade e seriedade”, disse Aécio em entrevista para a imprensa.
Tradição
Aécio chegou à cidade no fim da tarde, acompanhado da mulher Letícia e da mãe, Maria Inês. O senador participou da tradicional Procissão do Enterro, ritual religioso que faz parte do calendário da Semana Santa. Durante a cerimônia, Aécio carregou a lanterna de prata, mantendo a tradição que era seguida também pelo avô.
“Eu trago este momento como um momento de muita reflexão, de saudade do meu avô, que tinha na sua presença na Semana Santa um de seus momentos mais importantes da sua caminhada pessoal e espiritual. E eu procuro manter, não apenas pela tradição, mas pelo que isso representa de resgate da fé e resgate daquilo que nos faz hoje estar na vida pública, que é acreditar que ela pode ser um instrumento de transformação da vida das pessoas”, lembrou.
Tiradentes
Na próxima segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, o presidente do PSDB será o orador oficial da cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto (MG). “É um momento também de eu dar uma palavra a partir de Minas, inspirado em Minas, para o Brasil. Eu pretendo fazer um pronunciamento que aponte alguns caminhos importantes para o resgate de alguns valores que estão em falta no Brasil”, disse Aécio Neves.