Início Destaque Lateral Home PSDB solicita à Justiça Eleitoral registro da pesquisa do Data Popular

PSDB solicita à Justiça Eleitoral registro da pesquisa do Data Popular

O Diretório Estadual do PSDB em São Paulo ingressou hoje, quarta-feira, 07/05, com uma notificação junto ao Tribunal Regional Eleitoral pedindo providências com relação à pesquisa do Instituto Data Popular, que avaliou a percepção dos paulistas sobre a escassez de água em São Paulo.

No entendimento do PSDB paulista, a pesquisa tem claro cunho eleitoral e deveria ter obedecido aos critérios da legislação em vigor que torna obrigatório o registro da pesquisa e apresentação de informações à Justiça Eleitoral, tais como o questionário e amostra utilizados e quem pagou o levantamento.

“É preciso que haja transparência no processo e para isso é necessário respeitar a legislação em vigor, que prevê o registro da pesquisa. O fato de não ter sido divulgado resultado eleitoral não quer dizer que não houve esse tipo de pergunta no questionário”, afirmou o presidente do Diretório Estadual, deputado Duarte Nogueira.

Na notificação, o PSDB afirma que, apesar dos dados divulgados não tratarem de intenção de votos dos entrevistados, a pesquisa pode exercer nítida influência uma vez que se refere à avaliação de serviços patrocinados pelo Governo do Estado e cuja divulgação de resultados pode interferir no âmbito eleitoral.

No mandato, o PSDB-SP solicita à Justiça que o Instituto Data Popular apresente todas as informações pertinentes à pesquisa, tais como o nome do contratante, valor e origem dos recursos despendidos e questionário completo utilizado e que dê acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados para que as informações divulgadas possam ser conferidas.

Para o Diretório, chama a atenção o fato de que o Instituto atuava, até então, para diversos governos petistas, especialmente em levantamento de dados relativos à nova Classe C.

Artigo anteriorAécio Neves estará nesta quinta-feira (8) em São Paulo
Próximo artigoHospital Santo Amaro receberá R$ 12,7 mi em 2014