
O ex-presidente Lula é especialista em fazer críticas e piadas de mau gosto sobre os outros, mas senta em cima dos próprios problemas. Usa e abusa da soberba para criticar a grave seca que os paulistas enfrentam e insinua que o Governo de SP não se preparou para o problema.
Além de não dar ao assunto o respeito e seriedade necessários, Lula dá mostras de que desconhece o tema, bem como os esforços e a competência do governo paulista no combate à seca.
SP teve acesso à reserva técnica da represa Jaguari/ Jacareí em três meses, prazo recorde. Com a captação, o nível do Sistema Cantareira ganha mais 182,5 bilhões de litros de água. Esta água não era utilizada porque estava abaixo do sistema de bombeamento e captação. E é uma água testada e aprovada pela Cetesb, igual às demais.
É com trabalho sério e com transparência que se resolve um grave problema como este. O governo nunca escondeu da população o que estava ocorrendo, afinal este problema, ocasionado pela falta de chuva, é de todos.
Mas já que Lula tocou no assunto para fazer acusações, por que não aproveitou para explicar o motivo pelo qual, depois de 11 anos, as obras de transposição do Rio São Francisco não desviaram um único m³ de água para a tão sofrida população do nordeste?
Duarte Nogueira – presidente estadual do PSDB-SP e deputado federal.