O Partido dos Trabalhadores será o responsável pelo atraso em uma semana do início dos trabalhos da CPI Mista da Petrobras por não indicar os membros da comissão de inquérito no prazo, que terminou na noite desta terça-feira (20). A instalação do colegiado depende da indicação de todas as lideranças partidárias.
O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, anunciou que na próxima terça-feira (27) designará os integrantes que faltam. A CPMI pode começar no dia seguinte com a escolha do presidente, do relator e do plano de trabalho.
O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), ressaltou que o PT teve 13 dias para definir os participantes da comissão, mas não o fez.
“Isso é muito grave, inacreditável. A postura do PT se configura como desrespeito à população brasileira, que quer ver a CPMI instalada. Esse partido, que no passado tanto clamava pela ética, hoje procura esconder denúncias gravíssimas contra a principal estatal do país”, criticou o líder.
A sessão do Congresso foi encerrada sem a votação dos vetos presidenciais. Renan Calheiros convocou reunião de líderes para esta quarta-feira (21), às 15 horas, para acertar uma nova sistemática para análise dos vetos.
Da assessoria da Liderança do PSDB na Câmara