Início Destaque Lateral Home Mulheres aprovam qualificação para acesso à política

Mulheres aprovam qualificação para acesso à política

SAM_4802As pré-candidatas de São Paulo que participaram do curso Campanha Eleitoral: Mulheres no Poder, realizado pelo PSDB-Mulher Nacional com a Fundação Konrad Adenauer, nos dias 28 e 29 de maio, em Brasília avaliam como positiva a mobilização do partido, desde o ano passado, em investir na qualificação do seu quadro de representes para as eleições 2014.

“Nosso sentimento é de dever cumprido, temos mulheres muito melhor preparadas do ponto de vista técnico para enfrentar uma campanha e ter melhor desempenho”, disse a presidente do PSDB-Mulher SP, Almira Garms. A vice-presidente do Secretariado de Mulheres de São Paulo, membro do Secretariado Nacional e responsável pela organização dos cursos com a Konrad Adenauer, Nancy Ferruzzi Thame também percebe avanços. “Nossas programações incluem, desde ciência política a questões práticas e administrativas de uma campanha, como agenda, logística, finanças, até curso de retórica. As mulheres nos deram um retorno muito bom em todas estas atividades propostas, o que demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Nestes dois dias, as pré-candidatas paulistas tiveram a oportunidade de conviver com outras mais de 100 mulheres do Brasil que disputarão as eleições neste ano. O que elas têm em comum? Causas, sobretudo as sociais que, segundo a socióloga e especialista em mídia e gênero, Fátima Jordão, as favorece no cenário atual. Em seu painel Percepções e Desafios para as Candidatas, disse que as mulheres são sensíveis a essas causas porque são elas que lidam com essas realidades na família. Muitas das pré-candidatas, provocadas pela economista ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, em painel anterior, a dizerem que bandeira trarão para suas campanhas e atuação política, anunciaram saúde, educação, segurança, sustentabilidade, direitos da mulher, infância e adolescência, políticas para a terceira idade.

“Quero ajudar as pessoas de alguma forma, se conseguir isso, me sentirei vitoriosa”, disse a pré-candidata paulista, Márcia Viviane, que tem investido nos últimos anos em leituras sobre ciência política e filosofia e traz de sua história pessoal a vontade de superar opressão com trabalho e  de obter conquistas para a sociedade. “Já atuo num conselho pela cidade, crio projetos que são aceitos e defendidos em mudanças que beneficiam a população de São Paulo. Sei que podemos juntos tornar a vida das pessoas melhor, atuar pela política para o bem comum”, declarou a pré-candidata Regiani Paulino de Oliveira.

Artigo anterior“Mais um pibinho de Dilma”, análise do ITV
Próximo artigoEntrevista coletiva do presidente do PSDB, senador Aécio Neves, em Aparecida (SP)