Não são apenas os números que diferenciam bons e maus governantes. Índices são indicadores da eficiência e da eficácia, mas o compromisso que cada um deles tem com a população é o que mostra se estamos ou não no caminho certo. A Copa do Mundo, que começa hoje em São Paulo, mostrou aos brasileiros a face cruel da desorganização, do descontrole e do descompromisso do Governo Federal com as promessas feitas aos brasileiros.
Mas nem todos os governantes são iguais e o governador Geraldo Alckmin mostrou isso na prática. São Paulo foi um dos poucos estados que não colocou um centavo do dinheiro público (do seu dinheiro!) em estádios de futebol. O compromisso do PSDB foi, desde o início, com obras de infraestrutura que pudessem ficar para os paulistas depois que as luzes dos estádios se apagassem. Promessa feita, promessa cumprida.
Deixaremos para São Paulo, em especial para a Zona Leste da capital, o novo Complexo Viário de Itaquera, que permite uma maior integração entre as áreas do bairro e facilita o acesso às estações de trem e metrô. Além disso, a via expressa permitirá separar o trânsito local do de passagem, dando maior fluidez aos veículos na região. Somente para o Complexo Viário de Itaquera foram realizadas seis obras com investimento total de R$ 610,5 milhões, que ficarão de legado para a população da Zona Leste. E só quem utiliza a Radial Leste todos os dias para se locomover sabe o que isso significa, na prática.
Além disso, Itaquera passou a contar com uma nova Fatec (Faculdade de Tecnologia) e, a partir de 2015, ganhará também uma Etec (Escola Técnica). Ambas representam desenvolvimento e a possibilidade de novas perspectivas de vida para os jovens da região. São ações que podem mudar a vida de muitas gerações de famílias. Isso é legado.
São Paulo ganhou ainda um Centro de Comando Integrado de Monitoramento, localizado na Luz, que funcionará como um centro de coordenação de operações de segurança no período da Copa do Mundo. O centro monitora por meio de câmeras, desde o último dia 10, o entorno da Arena São Paulo, os acessos ao estádio, a fun fest e locais com grande concentração de pessoas. Após a Copa, o centro será compartilhado entre a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e de Planejamento de Desenvolvimento Regional.
O Metrô e os trens da CPTM, que já integram os serviços de transporte da região, transportam juntos 90 mil passageiros por hora em cada sentido das linhas. Quase o dobro da capacidade recomendada pela FIFA para estádios do porte da arena paulista. É transporte público de qualidade que beneficia a mobilidade não apenas durante a Copa, mas de 4,5 milhões de paulistanos diariamente.
É assim que se diferenciam governos sérios. Com indicadores de eficiência e eficácia, mas também com o cumprimento dos compromissos assumidos com a população. São Paulo, para sorte de todos nós, tem os dois.
O deputado federal Duarte Nogueira é presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP