Garantir acesso ao lazer aliado às belezas naturais da orla também durante os meses mais frios do ano. Com essa proposta, o programa Praia Acessível deu início neste sábado, dia 12, a atividades especiais para a temporada de inverno. Nesta data, o ponto de funcionamento do programa na orla do Boqueirão, próximo ao canal 3, recebeu uma exposição feita a partir da reciclagem de pranchas de surfe.
“Durante os meses de inverno é natural que a procura pelo banho de mar diminua. Pensando nisso, reinventamos o projeto para essa temporada de baixa temperatura, sempre pensando em seu caráter principal, que é garantir acesso ao lazer para portadores de deficiência”, destaca Eduardo Ravasini, coordenador municipal de defesa de políticas públicas para pessoas com deficiências.
A mostra deste sábado foi elaborada pelo artista plástico Daniel Frank, que levou desde sua primeira criação feita há cerca de quatro anos, até uma peça elaborada especialmente nesta semana em alusão ao programa. Havia até uma cadeira relaxante feita com pranchas. “Meus pais já esculpiam em madeira, faziam trabalhos com modelagem e um dia fui numa oficina levar minha prancha pra arrumar, percebi que esse material era descartado e podia virar arte”, diz ele.
Quem conheceu, aprovou. “A ideia de fazer exposições com qualidade para deficientes está crescendo em vários lugares. A praia tem que estar cada vez mais acessível a todos. É uma iniciativa excelente”, afirma Daniel Monteiro, deficiente visual, 28 anos, morador do Gonzaga. Através do tato, e com o auxílio de monitores, ele conheceu as obras do Daniel Frank. Mais informações sobre o trabalho no email surfrecycle@gmail.com
Como funciona?
O programa Praia Acessível, é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo no Estado, que disponibiliza cadeiras adaptadas para uso na água e acompanhamento de monitores, para o acesso de pessoas com deficiências ou dificuldades de locomoção. O projeto acontece aos sábados e domingos, das 10h às 16h, de forma alternada na orla do Boqueirão e da Ponta da Praia.
Neste ano, as atividades diferenciadas para o inverno constituem a segunda inovação. A primeira ocorreu ao final da temporada de verão, quando foi anunciada a continuidade do programa para o ano inteiro. Para o cronograma de inverno já estão programadas práticas esportivas adaptadas, roda de capoeira e apresentação cigana. Todas são feitas por profissionais voluntários. Quem quiser dar sugestões para a programação pode entrar em contato através do email codep@santos.sp.gov.br.
Foto – Ronaldo Andrade