O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) aprovou o encaminhamento de um ofício a Secretaria Estadual de Segurança Pública para um estudo de viabilidade da terceirização do serviço 190 da Polícia Militar. A proposta foi apresentada pelo presidente do órgão e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, e colocada em discussão na reunião ordinária da última terça-feira (22).
A intenção dos membros do Condesb é garantir maior segurança a população ao colocar o efetivo de aproximadamente 100 homens que fazem esse serviço atualmente nas ruas dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.
“O mais importante dessa iniciativa é permitir que mais policiais militares estejam no patrulhamento das ruas em todas as cidades da região, sem perder a credibilidade e a qualidade do serviço 190”, afirmou o presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.
Além deste ofício, o Condesb também aprovou a nova composição das Câmaras Temáticas, que passarão a ser distribuídas em 4 grupos: Mobilidade, Meio Ambiente, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico. Cada um desses grupos passará a contar com um interlocutor que levará as pautas discutidas ao órgão.
“Essa reestruturação é essencial para a continuidade do trabalho do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico (PMDE). Importante destacar também que não haverá extinção de Câmaras e sim um alinhamento em grupos funcionais que estão ligados ao PMDE”, explicou o diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista, Marcelo Bueno.
Ficou definido ainda que o 1º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista ocorrerá nos dias 2 e 3 de setembro, no Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica, em São Vicente. O evento, que tem o apoio da Câmara Temática Especial de Tecnologia da Informação e Comunicação do Condesb, contará com a participação dos nove municípios da região.
O diretor do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Izaias José de Santana, fez uma apresentação das atividades do órgão e suas funções até de colaboração com os municípios.
A reunião contou com a presença do diretor-executivo da Agem, Marcelo Bueno, do presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, e de representantes dos demais municípios e conselheiros de Estado.