Início Eleições 2012 Pannunzio inaugura enfermaria de psiquiatria na Santa Casa

Pannunzio inaugura enfermaria de psiquiatria na Santa Casa

Zaqueu Proença / Secom
Zaqueu Proença / Secom

Silvia Arruda Sajo

ssajo@sorocaba.sp.gov.br

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou, na manhã desta segunda-feira (4), a enfermaria de psiquiatria da Santa Casa de Sorocaba, a primeira em Hospital Geral em toda a região. O Serviço Hospitalar de Referência para atenção a pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, conta com dez leitos e integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município.

“Este é um dia histórico para Sorocaba. É uma solenidade simples, mas com uma grande simbologia, pois marca o estabelecimento de novos paradigmas na atenção à saúde mental em nossa cidade”, comentou Pannunzio, lembrando que a entrega da enfermaria de saúde mental na Santa Casa, requisitada pela Prefeitura, faz parte do processo de desinstitucionalização, objeto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a substituição dos leitos em hospitais psiquiátricos por uma diversificada rede de atenção.

O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, concordou com o prefeito e completou, dizendo que “a inauguração da enfermaria com leitos de psiquiatria na Santa Casa é emblemática. Trata-se de uma importante conquista na mudança do paradigma da atenção às pessoas com transtornos mentais, incluindo aqueles decorrentes do uso de drogas”, disse. Raggio ainda fez questão de fazer agradecimentos especiais. “Reconhecemos a determinação e o apoio fundamental do prefeito Pannunzio ao cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas para a saúde mental em Sorocaba. Também agradecemos ao apoio de sempre da Comissão Gestora da Santa Casa”, comentou.

Também estiveram presentes à inauguração o gestor geral da Santa Casa, Francisco Antônio Fernandes; os vereadores José Francisco Martinez, Rodrigo Manga, Fernando Dini, Pastor Apolo e Muri de Brigadeiro; o secretário municipal de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho; o chefe do Gabinete do Poder Executivo, Rodrigo Maldonado; o representante do Ministério Público Federal, Jeferson Dias; membros da Comissão de Acompanhamento do TAC e coordenadores de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sorocaba.

Sobre a enfermaria 

A coordenadora da Área de Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Luciana Togni Surjus, explica que a enfermaria de psiquiatria da Santa Casa atenderá pacientes de Sorocaba, mediante indicação médica a partir dos CAPS, Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto Atendimentos (PAs) e outros hospitais. As vagas serão disponibilizadas pela Central Municipal de Regulação de Leitos Hospitalares.

“A Santa Casa abre as portas para a saúde mental, com uma enfermaria de dez leitos em espaço inicial. Teremos agora a oportunidade de cuidar das situações de agravamento clínico em saúde mental, no hospital geral”, diz Luciana. As internações deverão ter curta duração, até a estabilidade clínica do usuário, respeitando as especificidades de cada caso.

Ainda segundo Luciana, na medida em que os serviços de atenção integral extra hospitalares do município forem implantados, como os CAPS III e as Unidades de Acolhimento, e a atenção às urgências em saúde mental forem qualificadas, a necessidade de internação deve ser necessariamente reduzida e a RAPS de Sorocaba poderá prescindir dos leitos em hospitais psiquiátricos.

De acordo com o gestor geral da Santa Casa, Francisco Antônio Fernandes, a equipe que trabalhará no setor contará com médicos psiquiatras 24 horas, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem.

Do Portal da Prefeitura de Sorocaba

Artigo anteriorAécio propõe redução de ministérios para garantir eficiência
Próximo artigoEm Itanhaém, infraestrutura continua avançando em direção aos bairros