O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, comprometeu-se, nesta quinta-feira (11/09), a promover uma grande parceria com os Estados brasileiros para levar o desenvolvimento ao semiárido e às populações ribeirinhas do país, além de reafirmar que o Programa Nordeste Forte vai melhorar a qualidade da Educação na região.
“O Programa Nordeste Forte, que atende essa região de Minas Gerais também e todo o Nordeste brasileiro com políticas específicas e com investimentos, vai levar à melhoria da Educação nessas regiões. O índice de qualidade da Educação que vai permitir que, no prazo de dez anos, nós tenhamos o mesmo nível de Educação, de escolaridade e de qualidade que o restante do Brasil”, afirmou Aécio em visita a Montes Claros, município do norte de Minas Gerais e parte da Bacia do Rio São Francisco.
Aécio lançou no fim de agosto o programa Nordeste Forte, que reúne compreende 45 ações divididas em sete eixos: Infraestrutura e Competitividade; Semiárido; Combate à Pobreza; Qualidade de Vida; Segurança Pública; Educação, Ciência e Tecnologia; e Juventude.
O candidato destacou que pretende “transformar o semiárido”, assim como foi feito no cerrado brasileiro à época de Juscelino Kubitschek, em uma região adaptada à produção em todas as épocas do ano.
“Isso passa por investimentos, sempre em parceria com os Estados. A Embrapa vai a ser a nossa grande parceira na busca de novas tecnologias, e os investimentos não ocorrerão apenas de forma emergencial às vésperas das eleições, ou mesmo nos momentos mais agudos da seca”, prometeu.
Investimentos diferenciados
O candidato à Presidência da República lembrou que durante sua gestão como governador de Minas Gerais, de 2003 a 2010, gastou cerca de três vezes mais renda per capita na região norte do Estado, que inclui o Vale do Mucuri, do Jequitinhonha e a região de São Mateus. Para ele, esse tipo de política deve ser reproduzida em todo o país.
“Teremos um programa de investimentos diferenciados, de sistema tributário que permita atração de empresas para essas regiões gerando empregos, facilitando o desenvolvimento das regiões que naturalmente tem maiores dificuldades para atração desses investimentos”, disse.
Revitalização do São Francisco
Ao lado do candidato ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga, e do ex-governador do Estado e candidato ao Senado Antonio Anastasia, ambos do PSDB, Aécio reiterou que seu governo terá um compromisso claro com a revitalização do Rio São Francisco.
“Isso é fundamental, até para que o processo de transposição seja concluído de forma adequada. O nosso programa talvez seja o único que fala objetivamente em parcerias, inclusive com o governo do Estado, para garantirmos a revitalização do rio”, afirmou. “Vamos dar apoio permanente, através da Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural], em parceria com os municípios, às populações ribeirinhas”, apontou.
Descentralização de recursos
Em entrevista coletiva, Aécio acrescentou ainda que será “o presidente da descentralização” dos recursos. Para ele, o atual governo federal transformou o Brasil em um Estado unitário.
“Todas essas demandas, sejam elas cíclicas, eventuais, ou mesmo as demandas permanentes dos municípios, demoram muito a chegar a Brasília. O governo federal retirou dos municípios, apenas com desonerações de alguns setores da economia, como automóveis, por exemplo, R$ 11 bilhões nos últimos quatro anos. É um dinheiro para atender a Saúde, a Segurança, a geração de emprego nesses municípios. Vou ser o presidente da República que vai governar pensando na Federação e vou refunda-la, com mais recursos aos municípios”, completou.