Mais de 1.000 jovens participaram, nesta quinta-feira, (11/09), de encontro com o candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves. No “Papo Reto”, Aécio destacou que os investimentos voltados para a juventude são um olhar para o futuro do país e, assim como no seu governo em Minas Gerais (2003 a 2010), ocupam importante espaço no seu programa para governar o Brasil.
Aécio reafirmou a decisão de levar a todo o país o programa Poupança Jovem, que implantou como governador e que garante uma bolsa a quem retomar os estudos do ensino médio. “A bolsa é uma forma de estimular o jovem a ir até o final [do curso]“, afirmou. A bolsa corresponde a um salário mínimo e obriga o estudante a comprovar a frequência às aulas.
Aécio também assumiu o compromisso de melhorar o ensino público no país. “Nós vamos fundar a Nova Escola Brasileira, uma escola com currículo modernizado, uma escola equipada adequadamente, uma escola que valoriza os professores”, explicou o candidato.
No Papo Reto, o candidato ouviu o depoimento de vários participantes de iniciativas criadas durante seu governo para a juventude, como o programa Vozes do Morro, que incentiva projetos artísticos em comunidades carentes de Belo Horizonte.
Ralph Rodrigues, um dos integrantes do programa, elogiou o trabalho que é feito. “O programa é magnífico, abriu várias oportunidades para o pessoal do Morro”, disse. Também estiveram no evento participantes de outros programas, como o Fica Vivo, que atende jovens em áreas de vulnerabilidade social, com a finalidade de evitar que os adolescentes sejam atraídos pela criminalidade.
Aécio estava acompanhado do candidato ao Governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga, e do ex-governador e candidato ao Senado, Antonio Anastasia.
O músico Henrique Portugal, do Skank, e o humorista Marcelo Madureira, do Casseta e Planeta, participaram do encontro e defenderam a maior participação dos jovens na política, pedindo que eles buscassem conhecer melhor as propostas de Aécio, Pimenta e Anastasia, antes de decidir o voto.
“Hoje é o dia e o lugar ideais para que vocês conheçam cada um dos candidatos, que são os meus candidatos”, afirmou Portugal. Já Marcelo Madureira afirmou que os jovens podem exercer a política multiplicando as informações. “Política se faz o tempo todo e hoje ainda mais, por meio das redes sociais. Cada cidadão é um voto que irá se multiplicar uma, duas, dez vezes. E essa é a verdadeira política”, disse Madureira.
Aécio foi abraçado pelos jovens, fez “selfies” e alertou que, para realizar todas as mudanças de que o Brasil precisa, os jovens não devem ficar distantes e descrentes do processo político. Segundo ele, a motivação para a vida pública parte do princípio de que é preciso disposição.
“Tenho a determinação enorme de fazer política como um instrumento de transformação na vida das pessoas”, afirmou, depois de acompanhar o depoimento de diversos jovens que participaram de programas desenvolvidos pelo governo de Minas.
Para Aécio, o relato das experiências dos jovens que fizeram parte dos programas do Governo de Minas dedicados à juventude, aumentou a sua convicção sobre o acerto na escolha de se dedicar à política. “São pequenos exemplos de uma dimensão extraordinária e que mudam a vida das pessoas”, disse.
Nova oportunidade de futuro
Participantes dos programas Fica Vivo!, Poupança Jovem, Valores de Minas e Vozes do Morro falaram da importância desses projetos para as suas vidas. O oficineiro Emerson “Som”, por exemplo, contou que o Fica Vivo mudou a sua história.
“Eu vejo jovens sendo transformados todos os dias. O Fica Vivo! salvou milhares de vidas ao longo desses anos”, afirmou. “Foi a melhor coisa que nos aconteceu. Valeu muito a pena”, disse Mércia Forsan, beneficiada pelo Poupança Jovem.
Programas para a Juventude
Durante sua gestão no governo de Minas (2003-2010), Aécio Neves implantou uma série de programas para reduzir a criminalidade entre os jovens, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. Entre eles, está o Fica Vivo!, que se transformou em uma das ações mais bem-sucedidas em execução no país na prevenção à violência. O programa obteve reconhecimento internacional como exemplo de prevenção à violência e redução da criminalidade. Atualmente, o Fica Vivo! está em 35 centros em todo o Estado.
Outra iniciativa inovadora e que vem oferecendo oportunidades para a realização dos sonhos dos estudantes do ensino médio da rede estadual mineira é o Poupança Jovem. Entre 2007 e 2013, o programa já conseguiu beneficiar mais de 100 mil jovens em Minas. O programa contou com investimentos de mais de R$ 380 milhões. O objetivo principal são alunos que residem em locais com alto índice de evasão escolar e vulnerabilidade social, como um incentivo ao bom desempenho escolar para garantir uma nova perspectiva de futuro. A ideia é que com os recursos, os jovens tenham condições de dar continuidade aos estudos ou abrir um negócio próprio.
Pelo Plug Minas, Centro de Formação e Experimentação Digital, 6.200 jovens tiveram oportunidade para desenvolver seus talentos e habilidades em áreas artísticas e tecnológicas. Entre 2009 (quando foi inaugurado) e até dezembro de 2013 os jovens fizeram cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo, artes design, novas tecnologias e idiomas. Podem participar do PlugMinas, mediante seleção, jovens de 14 a 24 anos que estudam ou se formaram na rede de ensino de Minas Gerais e que moram em Belo Horizonte ou Região Metropolitana.