O Líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), protocolou nesta sexta-feira (7.11) representação junto à Procuradoria da República no Distrito Federal requerendo a abertura de inquérito civil para apurar se as auditorias independentes contratadas pela Petrobras para realizar as análises do seu balanço patrimonial entre os anos de 2005 e 2014 de fato atuaram com independência e se cumpriram as normas legais e técnicas que se aplicam ao setor.
A representação cita a crise entre a Petrobras e a Pricewaterhouse Coopers, que teria exigido a demissão do Sérgio Machado, presidente da Transpetro, e a contratação de duas empresas para atuar na investigação interna de denúncias. As exigências estariam atrasando a divulgação do balanço da Petrobras.
Segundo Imbassahy, esse impasse lança dúvidas sobre os processos de auditoria independente no âmbito da estatal. “Há várias investigações envolvendo a Petrobras sobre desvios e superfaturamento que vêm de anos e só agora a auditoria aponta problemas e faz exigências? Isso coloca em dúvida se as auditorias independentes contratadas pela Petrobras de fato operam com independência ou apenas cumprem o que a contratante determina”, afirmou o Líder do PSDB.
O Líder do PSDB afirma que o objetivo do pedido de investigação é proteger a Petrobras, seus acionistas minoritários e investidores. Na representação, ele afirma que “o funcionamento correto das auditorias independentes é um direito instrumental dos investidores, porquanto garante a eles o acesso a informações sobre os valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido”.