Na manhã desta sexta-feira (12/12) a presidente do PSDB Mulher Estadual, Nancy Ferruzzi Thame, participou do evento de balanço do Projeto Linda Maria, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Auditório e da Associação Paulista do Ministério Público. “O enfrentamento da violência contra a mulher é uma causa do Secretariado, a segurança está nas diretrizes que propusemos em âmbito estadual e nacional”, argumentou.
O evento aconteceu na sede da Associação Paulista do Ministério Público e marcou o primeiro ano do Projeto Maria Linda- Mulheres Informadas e Bem Resolvidas, que foi desenvolvido durante este ano, de agosto a dezembro, em 12 unidades dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. A promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur, do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Ministério Público de São Paulo, apresentou um balanço sobre o projeto realizado, destacando os ganhos para as mulheres e a sociedade e anunciou o Projeto Tempo de Despertar, de educação para homens agressores, que será desenvolvido nos CICs em 2015.
Projeto Maria Linda
O projeto “Maria Linda” teve como objetivo a formação de mulheres cientes de seus direitos e dos aspectos relevantes da Lei Maria da Penha, garantindo assim uma vida livre de violência e contribuindo para o empoderamento feminino. O público-alvo foram as mulheres que residem em áreas de alta vulnerabilidade social e as profissionais que atuam nas redes protetivas. Foram atendidas no projeto 830 pessoas em 11 CICs.
Sobre o CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Em cada unidade do CIC, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação sobre consumidor oferecida pelo Procon e acesso à Justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Atualmente, existem 12 postos do programa em todo o Estado de São Paulo. Na capital, seis unidades estão distribuídas pela cidade, outras quatro estão nos municípios de Cajamar, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Francisco Morato e duas unidades no interior nas cidades de Campinas e Jundiaí.