Início Bancada Governo Dilma ignora sinais da economia e atrasa verbas para educação

Governo Dilma ignora sinais da economia e atrasa verbas para educação

A gestão de Dilma Rousseff deixou de repassar verbas para a educação que são direcionadas a estados e municípios. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15) pela Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, a situação está prejudicando as atividades de escolas em todo o país.

A Folha revela que apenas metade dos R$ 936 milhões previstos para o Programa Dinheiro Direto na Escola foram entregues. O baixo crescimento da economia – que deve ser próximo de 0% em 2014 – é uma das razões apontadas para o descompasso: a pequena evolução diminuiu a arrecadação de impostos. A previsão inicial do governo era de um aumento de PIB na casa de 3,5%.

Na avaliação do deputado federal William Dib (PSDB-SP), não faz sentido justificar o atraso nos recursos ao pequeno crescimento do PIB. “Os sinais de que a economia não ia crescer estão sendo dados desde janeiro. Falar agora, em dezembro, que o crescimento zero pegou o governo de surpresa é um grande desrespeito”, disse.

O parlamentar lembrou também da distância entre o discurso e a prática do governo federal, em referência à defesa feita pelos governistas do PLN 36, que livrou Dilma Rousseff de cumprir as regras estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O atraso nas verbas para educação mostra que a mentira tem perna curta. Muito se disse, quando o PLN 36 era discutido no Congresso, que a aprovação dele era fundamental para que os gastos sociais fossem feitos. Pois bem: a lei foi aprovada, e está aí o atraso”, declarou.

A reportagem da Folha mostrou ainda que o atraso também atinge o Salário Educação, montante destinado pelo governo federal para apoio ao ensino básico em estados e municípios.

Artigo anteriorNova lei do estrangeiro de Aloysio será votada terça
Próximo artigoInflação; mentir até quando?