Dados da consultoria Economatica, divulgados em reportagem no jornal Folha de S.Paulo, nesta quarta-feira (17), indicam que a Petrobras continua registrando queda em suas ações no mercado financeiro.
“A Petrobras passou a valer na Bolsa cerca de um terço (31,84%) de seu patrimônio líquido, de acordo com a consultoria Economatica.É a menor proporção desde 1996. O estudo considera valores nominais (sem computar a inflação).”Conforme a Folha, “economistas também destacaram que o preço das ações da Petrobras já pode estar suficientemente baixo para voltar a atrair investidores, mas principalmente os especuladores, que negociam os papéis rapidamente para lucrar no curto prazo.”
O diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires, avalia com muita preocupação o cenário.
Ele diz: “o que assusta é o imobilismo e a perplexidade do governo. Faz de conta que não está acontecendo nada, mantém a diretoria.”
Adriano ressalta: “essa avalanche de notícias ruins vai continuar. O que me assusta é que a Petrobras tem todos esses planos megalomaníacos, não cumpre meta de produção há cinco anos e agora, com a cotação do barril de petróleo, como o governo vai agir?”
Ainda sobre a desvalorização das ações, o economista acredita que “o governo vendeu gato por lebre, vendendo ações de um empresa que seria bem gerida, que todos olhavam como exemplo de gestão e justamente vemos o contrário.”
E constata: “uma empresa de capital aberto que lesa todos os brasileiros. Todos os brasileiros são acionistas da Petrobras através da União.”