Integrantes da CPI que investiga o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) aprovaram nesta quinta-feira (8/10) diversos requerimentos para fomentar os trabalhos do colegiado. Entre eles está o de autoria do deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO), que pede a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da agência de comunicação Pepper Interativa, além de cópia do contrato firmado entre a empresa e o BNDES.
A Pepper é responsável pelo marketing digital do PT e pela campanha de reeleição da presidente da República. E-mails e mensagens de celular também terão de ficar à disposição da comissão. Baldy destaca a importância de ter acesso a tais dados: “há evidências de que a Pepper foi usada para intermediar dinheiro do BNDES, que acabou nas mãos do petista Fernando Pimentel. Vamos investigar”.
Outro requerimento de autoria de Baldy, aprovado pela CPI, requer informações e documentos relacionados à instalação da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) em Santos-SP. “As informações sobre esse procedimento estão sob sigilo e sou relator de contratos internos, preciso averiguar como se deram os repasses de recursos do BNDES à Embraport”, explicou.
O colegiado também aprovou requerimento que pede ao BNDES estudo sobre o impacto econômico que os investimentos feitos a frigoríficos da JBS em Goiás causou à região. “A concentração dos investimentos na cadeia frigorífica de empresas selecionadas em Goiás foi prejudicial ao produtor rural de toda região. Precisamos saber se o banco apurou essas consequências antes de conceder o financiamento”, justificou.
No total, onze requerimentos de Alexandre Baldy foram aprovados. A maioria solicita cópias de atas de reuniões do BNDES, Conselhos e outros documentos sobre a concessão de crédito a empresas do Grupo X, EBX e que envolvem o BNDESPar . Na próxima semana, a CPI deve ouvir os depoimentos do ex-ministro do Desenvolvimento Miguel Jorge e de Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho da primeira esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Da assessoria do deputado