Início Bancada Eduardo Cury assume presidência da comissão especial que vai analisar a MP...

Eduardo Cury assume presidência da comissão especial que vai analisar a MP 694

19362282495_f4010d61a4_k-300x199O deputado Eduardo Cury (SP) assumiu a presidência da Comissão Mista que vai analisar a MP (Medida Provisória) 694/2015, enviada ao Congresso pela presidente Dilma há cerca de 15 dias. Entre outras modificações, a MP 694/2015 altera capítulos importantes da chamada Lei do Bem (11.196/2005), que concede incentivos fiscais a empresas que investiram em atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Se aprovada, a medida valerá a partir de 2016. A MP suspende os benefícios dos artigos 19, 19-A e 26, que permitem empresas e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) privadas, sem fins lucrativos, de excluírem do lucro líquido, na determinação do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), os percentuais gastos com pesquisa e inovação.

Para Eduardo Cury, a MP precisa ser muito bem debatida. “Estamos acompanhando as manifestações de todos os setores produtivos. A medida é muito impactante e pode inviabilizar muitas empresas, gerando desemprego. Com certeza teremos que modificar e adequar o texto da MP”, afirmou.

Na prática, a legislação deduzia, por exemplo, até 34% dos dispêndios com Pesquisa e Desenvolvimento no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e na CSLL. A MP 694 faz parte do pacote de medidas anunciado pela equipe econômica do governo federal , em setembro, para minimizar o déficit orçamentário e tentar atingir a meta de superávit primário de 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto) no próximo ano. A economia com o embargo dos benefícios tributários da Lei do Bem será de aproximadamente R$ 2 bilhões.

A Comissão Mista é formada por senadores e deputados. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) será o relator da matéria, que será analisada nas comissões antes de ser votada nas duas Casas do Congresso Nacional.

Artigo anteriorCapital
Próximo artigoTCE aprova contas de 2013 do prefeito de Mongaguá, Prof. Artur Parada Prócida