Início Notícias do PSDB Ex-ministro da Fazenda do governo Dilma tem sigilos bancário e fiscal quebrados

Ex-ministro da Fazenda do governo Dilma tem sigilos bancário e fiscal quebrados

Guido-Mantega-foto-ABr1-300x199A quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro da Fazenda do governo Dilma Guido Mantega foi autorizada pelo juiz da 10ª Vara Federal, Vallisney de Souza Oliveira. A ação faz parte da operação Zelotes e tem como objetivo apurar sobre suposta venda de decisões favoráveis do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O órgão é vinculado ao Ministério da Fazenda e responsável pela avaliação de débitos de grandes contribuintes com a Receita Federal.

Segundo matéria publicada no jornal O Globo desta sexta-feira (13), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam supostos vínculos entre o então ministro e o empresário Victor Sandri. O empresário é um dos proprietários da Cimentos Penha, grupo empresarial que conseguiu abater R$ 106 milhões dos R$ 200 milhões de dívida fiscal a partir de tratativas intermediadas pela SGR Consultoria Empresarial. A investigação em curso já constatou que Mantega e Sandri são amigos e já fizeram negociações imobiliárias.

De acordo com matéria divulgada pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (12), no mesmo despacho em que autoriza a Polícia Federal e o Ministério Público vasculhar as contas do ex-ministro da Fazenda, o juiz determinou a quebra de sigilo de mais 30 empresas. As investigações fazem parte de um dos 19 inquéritos já abertos pela PF para apurar fraudes no Carf.

Artigo anteriorSilvio Torres participa de audiência pública sobre substância para tratamento de câncer
Próximo artigo“Dilma na lama”, análise do ITV