Início Destaques Hospital Mandaqui, na zona norte da capital, amplia número de leitos de...

Hospital Mandaqui, na zona norte da capital, amplia número de leitos de UTI

Ampliação da capacidade de atendimento permitirá a otimização da dinâmica do centro cirúrgico e da clínica médica, beneficiando casos de alta complexidade

O Governador de São Paulo, durante inauguração da nova ala da UTI do Hospital Mandaqui.  Data: 27/11/2015. Local: São Paulo/SP Foto Ciete Silvério/A2img
O Governador de São Paulo, durante inauguração da nova ala da UTI do Hospital Mandaqui. Data: 27/11/2015. Local: São Paulo/SP Foto Ciete Silvério/A2img

O Hospital Mandaqui, maior hospital da zona norte da capital, acaba de ter o setor de UTI adulto ampliado. O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira (27) os novos leitos, que passam de 10 para 40 leitos destinados ao atendimento de casos de alta complexidade clínicos e cirúrgicos.

A ampliação da capacidade de atendimento permitirá a otimização da dinâmica do centro cirúrgico e da clínica médica. Isso porque os leitos estão subdivididos igualmente em duas UTIs – uma no segundo andar, com 20 leitos, voltada ao atendimento de pacientes clínicos, e a outra no sexto andar, diretamente ligada ao centro cirúrgico, que atenderá pacientes do pós-operatório.

“Como aqui, no Mandaqui, se atende pacientes graves e idosos, nós estamos ampliando o número de vagas da UTI. Um hospital de 405 leitos terá quase 20% de terapia intensiva. Isso vai acelerar muitas cirurgias,” explicou o governador.

O investimento total é de R$ 24,2 milhões para readequação do espaço, aquisição de equipamentos e contratação de especialistas e profissionais de saúde para operacionalizar e gerenciar os 40 leitos.

A equipe multidisciplinar, contratada por meio de convênio com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), será composta por 48 profissionais, como médicos intensivistas, plantonistas e diaristas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.

O convênio tem vigência de 13 meses e poderá ser prorrogado, se necessário. Ele prevê a ampliação gradativa no funcionamento dos leitos da UTI adulto, com aumento de dez unidades em funcionamento a cada 30 dias, atingido a plena capacidade no primeiro bimestre de 2016.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anterior“Cabe à oposição fazer o que estamos fazendo: apontar caminhos para o país”, diz presidente nacional do PSDB
Próximo artigoDecisão do Senado de manter prisão de líder do governo foi acertada, avaliam deputados