Início Notícias do PSDB Governo não tem mais credibilidade, avalia Macris

Governo não tem mais credibilidade, avalia Macris

Brasília (DF) – A produção da indústria brasileira encerrou 2015 com queda de 8,3%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o pior desempenho da série histórica, iniciada em 2003. Para o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), o recuo demonstra que o governo da presidente Dilma Rousseff não tem mais “credibilidade”.

“A economia brasileira está paralisada. O país vive um processo de redução de empregos, de investimentos, de crédito. Portanto, essa queda é preocupante e comprova que a incompetência e a má gestão do governo do PT não levaram o Brasil a lugar nenhum, a não ser à tragédia”, disse.

De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico desta terça-feira (2), o resultado refletiu um recuo generalizado no setor. Dos 26 ramos avaliados pelo IBGE, 25 tiveram retração no calendário completo. Além disso, houve queda em 71 dos 79 grupos e em 78,3% dos 805 produtos pesquisados.

Segundo o parlamentar, o cenário de crise é reflexo da lógica econômica “equivocada” de Dilma. “Durante todos esses anos no poder, o que fez a presidente? Gastou mais do que arrecadou e focou fundamentalmente no inchaço da máquina administrativa. É esse o resultado da incapacidade aliada à roubalheira”, reiterou.

O jornal ressaltou que o principal impacto negativo em 2015 partiu do segmento veículos automotores, reboques e carrocerias, em que a produção recuou 25,9%. Nessa atividade, houve queda de produção em 97% dos produtos investigados, apontou o IBGE.

Máscara

Em dezembro, a produção industrial teve queda de 0,7% em relação a novembro e de 11,9% contra o mesmo mês de 2014, segundo divulgou o IBGE nesta terça. Com a economia em crise, a indústria tem cortado também o número de funcionários. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, somente nas metrópoles foram 296 mil pessoas a menos ocupadas no setor.

Na avaliação de Macris, a queda recorde da indústria mostra também a “profundidade” da crise econômica do país. “O Brasil está passando por maus bocados e a grande consequência é o desemprego em larga escala. Finalmente, caiu a máscara da mãe do PAC. A presidente, que foi vendida aos brasileiros como uma grande gestora capaz de resolver todos os problemas, agora prova que era tudo um engodo, uma arma de propaganda. Dilma enganou a população apenas para se reeleger”, completou.

Artigo anteriorDeputados lembram como mensagem enviada pelo Planalto ao Congresso em 2015 virou letra morta
Próximo artigo“Xô, Dilma”, análise do ITV