Em entrevista gravada para o programa “Por dentro da política”, exibido pela TV Alesp, o presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias, afirmou que não enxerga solução para o Brasil deixar a crise política, econômica e moral gerada pelos 13 anos de gestões do PT e pelos escândalos desmascarados pela Operação Lava Jato. “Cada partido, cada político, só está pensando em si mesmo. O país está quebrado e precisa de um líder que assuma esse papel falando a verdade”, afirmou.
“A situação do país é como um câncer em estágio avançado. Precisa de um bom cirurgião, de bom hospital e de UTI para o paciente não morrer”, afirmou Tobias, que também é médico. “Precisamos pensar na próxima geração e não apenas na próxima eleição”.
Para ele, uma das mudanças mais urgentes no sistema político é a introdução do voto distrital. “Hoje, um deputado anda 500 km para buscar voto. Está errado. A população precisa saber quem é e ter a oportunidade de perguntar como você vai fazer as coisas. Não pode ficar só na promessa”, disse.
O presidente tucano também criticou a forma como são feitas as campanhas eleitorais até agora e afirmou que, neste ano, com o fim das doações de empresas, o método terá de ser revisto. “Antes, o marqueteiro ganhava a eleição. Não era preciso muito, fazia como uma novela da Globo e vendia uma ilusão”, disse, ressaltando que em 2016 as campanhas terão de ser simplificadas para caber no orçamento e que espera com isso que os candidatos sejam mais reais e falem a verdade para o eleitor.