O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nessa semana em Brasília, mais uma ofensiva para tentar evitar o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. O objetivo do petista, como revela matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, é reverter o placar desfavorável que se desenha para o julgamento final do processo, que acontece no plenário do Senado no fim do mês.
De acordo com os cálculos petistas, que divergem da maior parte das projeções feitas pelos veículos de imprensa do país, faltaria convencer apenas cinco senadores para evitar o afastamento definitivo de Dilma. A conta feita pela legenda aponta um total de 22 parlamentares favoráveis ao PT, sendo 27 o número necessário.
Na visão do deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), a estratégia do ex-presidente não surtirá nenhum efeito. Para o parlamentar tucano, a tentativa de ressuscitar o governo Dilma, que causou uma série de retrocessos ao país, mostra o “descompromisso” de Lula com os brasileiros.
“Eu entendo que essa tentativa do ex-presidente Lula é infrutífera. Ela não vai ter nenhum resultado prático, e acho uma falta de compromisso com o país alguém que queira a continuidade do PT no poder. A credibilidade desse governo [Dilma] já acabou há muito tempo. Isso [tentativa de reverter o impeachment] não nos preocupa, é mais um movimento político sem nenhum tipo de resultado prático, porque a grande maioria dos brasileiros, assim como os deputados e os senadores, já deixou muito claro que nós queremos virar essa página da história, até para que o Brasil possa superar o desastre que foi o governo do PT”, completou Lippi.
De acordo com a reportagem do Valor, além de tentar reverter o impeachment, Lula vai passar os próximos dias tentando defender a si mesmo das acusações de que vem sendo alvo na Operação Lava Jato e também proteger o seu próprio partido, que vive uma das maiores crises de sua história. Para Lippi, entretanto, Lula também não terá sucesso nessas missões.
“Ele [Lula] sabe que a situação dele vai piorar ainda mais. Ele está sendo questionado na Justiça, está sendo investigado por diversas frentes, tem sido denunciado em várias frentes de atuação do Ministério público, da Polícia Federal e por isso, obviamente, que ele está tentando melhorar a sua imagem, mas também entendemos que isso é absolutamente infrutífero, porque já há mais do que indícios, evidências do envolvimento do presidente Lula em grande parte desse esquema de corrupção que assolou o país”, avaliou o deputado paulista.
Clique aqui para ler a matéria do Valor.