Início Bancada Alckmin entrega modernização da Estação Poá da CPTM

Alckmin entrega modernização da Estação Poá da CPTM

Após obras, estação ganhou quatro elevadores, duas escadas rolantes, novos sanitários públicos, entre outras novidades

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta terça-feira, 30, as obras de modernização da Estação Poá, que atende a Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) da CPTM. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões.

“É praticamente uma nova estação, reformada e com acessibilidade. Totalmente ampliada e modernizada para atender a população. Já encaminhamos para cá dois trens novos, cada trem com oito carros, ar-condicionado, vagão contínuo e maior motorização”, lembrou o governador. Geraldo Alckmin disse também que até o ano que vem serão entregues mais 10 trens e até 2018 a linha terá, praticamente, todos os trens novos. “Isso vai beneficiar muito a população”.

Para facilitar e garantir o acesso de pessoas com deficiência, grávidas e idosos, a estação ganhou quatro elevadores e duas escadas rolantes, além de sanitários públicos com 27 m², com unidades adaptadas para portadores de deficiência.

Os cerca de 10 mil usuários que embarcam diariamente em Poá também foram beneficiados com modernizações nas entradas da estação e nas plataformas. Nos acessos à estação, o piso das rampas foi reformado e as laterais foram fechadas com placas de aço inoxidável e corrimãos central e lateral.

Já as plataformas de embarque receberam revestimento do piso com granito, instalação de faixa de segurança com ladrilho hidráulico, além de rota tátil para auxiliar o deslocamento de pessoas com deficiência visual. O detalhe ficou por conta da cobertura com telha, que proporciona isolação termo-acústica, além da instalação de equipamentos de sonorização, cronometria e de combate a incêndios.

As obras de modernização incluíram ainda a reforma da área operacional da CPTM na estação. No saguão principal, foi instalada nova bilheteria blindada, composta por três guichês de atendimento, equipados com intercomunicadores que facilitam a comunicação com o usuário. Toda a operação pode ser acompanhada através da moderna Sala de Supervisão Operacional (SSO), instalada junto à linha de bloqueios.

No local, também foi projetado um reservatório de água com capacidade para água potável, para água de reuso destinada ao uso nos sanitários e limpeza da estação, e uma parte destinada ao combate a incêndio.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, participaram do evento.

Artigo anteriorTCU comunica a Moro bloqueio de bens de Gabrielli, Odebrecht e OAS
Próximo artigoA farsa do golpe