O PSDB foi o grande vencedor do primeiro turno das eleições municipais de 2016, alcançando a marca de 17,6 milhões de votos neste domingo (2) em todo o país. O partido superou o PMDB, que ficou em segundo lugar na votação, com 14,8 milhões de votos. Em 2012, o número de votos tucanos foi de 12,9 milhões, o que representa um crescimento de 27% em quatro anos.
Com 793 prefeituras, o partido poderá chegar a 812 administrações, caso os candidatos ao segundo turno vençam as disputas, o que pode significar um crescimento de 16% em relação às 695 prefeituras conquistadas em 2012. Os dados são de reportagem publicada hoje (3) pela Folha de S. Paulo.
Líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC) atribui o bom desempenho do partido no primeiro turno aos bons exemplos de gestão pública e a postura da sigla nas últimas eleições.
“O PSDB se manteve coerente com seus princípios ideológicos ao longo dos anos, fazendo oposição, o que resultou no encerramento do ciclo do PT no governo federal. Com isso, nossos candidatos puderam apresentar propostas de governo merecedoras de credibilidade por parte dos eleitores. O PSDB não faz apenas um discurso político. O discurso do PSDB tem base técnica”, disse.
Para o tucano, houve um aumento da confiança do eleitor no PSDB como instituição política e a expectativa de vitória no segundo turno é “muito consistente”.
“Agora o eleitor vai poder analisar com mais cuidado e atenção todas as propostas que nossos candidatos apresentaram. Com a participação das lideranças nacionais do nosso partido e com o envolvimento dos nosso parlamentares, os candidatos ganharão reforço político expressivo. O PSDB tem nomes de grande qualidade e credibilidade no país e acredito na continuidade desse sucesso”, afirmou.
Além de eleger dois prefeitos de capital no primeiro turno – João Doria, em São Paulo (SP), com 53,29% dos votos, e Firmino Filho, em Teresina (PI), reeleito com 51,14% dos votos – o PSDB também disputará o segundo turno das eleições em oito capitais brasileiras: Porto Alegre, Belo Horizonte, Maceió, Campo Grande, Cuiabá, Manaus, Belém e Porto Velho. Nenhum outro partido teve desempenho melhor neste domingo.
O PSDB venceu também no primeiro turno em outros 11 municípios com mais de 200 mil eleitores: Itaquaquecetuba (com Dr. Mamoru), Barueri (Rubens Furlan), São José dos Campos (Felício Ramuth), Praia Grande (Alberto Mourão), Piracicaba (Barjas Negri), Taboão da Serra (Fernando Fernandes), Mogi das Cruzes (Marcus Melo), Santos (Paulo Alexandre Barbosa), na cidade mineira de Governador Valadares (com André), na cidade paraense de Ananindeua (com Manoel Pioneiro), na cidade gaúcha de Pelotas (com Paula Mascarenhas) e na cidade paraibana de Campina Grande (com Romero Rodrigues).
A eleição vai continuar até 30 de outubro em 54 municípios do país, que contam com 31,8 milhões de eleitores.