Enquanto a minha candidatura à reeleição, bem como da minha coligação “O Povo em Primeiro Lugar” não recebeu nenhuma representação junto à Justiça Eleitoral, a oposição teve várias denúncias fundamentadas protocoladas na esfera a quem cabe avaliar e julgar os eventuais atos imorais e ilegais praticados por uma coligação que quer o poder a qualquer custo.
Ressalto que escrevo este texto não sob a emoção do resultado da eleição, mas com total e absoluta racionalidade dos fatos e, principalmente, de quem já disputou quatro eleições consecutivas a prefeito de Itapuí (2004-2008-2012-2016). Mesmo na oposição, nossas campanhas sempre foram limpas, propositivas e cumprindo fielmente a Legislação Eleitoral vigente. Ao longo destes 12 anos de participação ativa no processo eleitoral, nossas coligações nunca tiveram denúncias de abuso do poder econômico ou compra de votos e sempre tivemos nossas contas de campanhas aprovadas sem restrições. Tal fato demonstra a herança do nosso berço e prova que respeitamos as leis e os adversários.
Se eu estivesse obcecado para conquistar o poder de forma ilícita por mais quatro anos, seria mais fácil ter usado “a máquina pública” a meu favor, com doações de produtos perecíveis, como cestas básicas, ou até ingressos para eventos populares. Mas o meu legado é outro : resgatei a credibilidade da instituição Prefeitura, moralizei a Casa e ainda deixamos dezenas de obras e serviços de grande alcance social, da criança ao idoso.
Com certeza vamos entregar uma Prefeitura milhões de vezes melhor do que herdamos e isso é uma marca de grandes líderes municipalistas. Por outro lado, fica interrompido um projeto progressista voltado principalmente às pessoas mais humildes, cuja maioria foi em parte vítima de um projeto ambicioso de” poder pelo poder”.
Espero que a Justiça Eleitoral faça a sua parte e apure com total isenção e imparcialidade a série de denúncias ricas em detalhes protocoladas na referida esfera do Judiciário. Enquanto isso, continuo trabalhando diariamente com a mesma dedicação, ética e respeito ao dinheiro público, marcas que jamais serão esquecidas pela população que deseja ver nossa querida Itapuí avançando em sua qualidade de vida.
*José Eduardo Amantini é prefeito de Itapuí


