As vias onde ficam os radares que mais multam na cidade terão a sinalização aprimorada pela Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A ação, iniciada no feriado de Carnaval, tem como objetivo oferecer informações mais claras, prevenir acidentes e incentivar os motoristas a seguir a legislação. Os primeiros pontos beneficiados estão na Rodovia dos Imigrantes e na região da Ponte das Bandeiras.
Na Imigrantes, no sentido Santos-São Paulo, foi realizado reforço na sinalização com 13 novas placas de velocidade, instaladas em um raio de um quilômetro. A ideia é chamar a atenção do motorista para a necessidade de redução de velocidade ao entrar no perímetro urbano, próximo à Avenida Ricardo Jafet. Nos próximos dias, também serão implantados sonorizadores no local. A velocidade permitida no trecho do radar é de 70 km/h e o equipamento registra 18 mil multas ao mês.
Na Marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna/Castello Branco, o radar foi reposicionado em um ponto antes da curva da alça que dá acesso à Ponte das Bandeiras. Além disso, foram instaladas novas placas e dispositivo piscante. São registradas no local 12 mil multas por mês, pelas infrações de circulação de carros na faixa exclusiva de ônibus em horário não permitido e de conversão proibida à direita.
No acesso à ponte, foi ainda adequado o horário para circulação de carros na faixa exclusiva de ônibus. Antes, a proibição era de segunda a sexta-feira, das 6h às 15h. Agora, a restrição passou a ser das 6h às 12h, de segunda a sexta-feira. A CET também reforçou a sinalização desse ponto, com mais placas e pintura de solo.
Esta é a primeira ação do comitê permanente de segurança da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT). “O interesse da Prefeitura de São Paulo não é arrecadar com as multas de trânsito. E, sim, fazer com que o motorista se comporte adequadamente, seguindo as regras, evitando acidentes. Trânsito bom é trânsito seguro. Para que isso aconteça, os motoristas precisam estar bem informados e orientados”, diz o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda
A sinalização vai ser intensificada para informar sobre as regras na via e não para apontar o local exato onde está instalado o radar. “Nós não vamos desligar nem anunciar a presença específica do radar. A fiscalização é um dos pilares importantes para manter e preservar a segurança do trânsito. O que estamos fazendo é melhorar os avisos, a sinalização, para evitar que os motoristas sejam alvo de pegadinhas”, afirma.