O prefeito de Santo André, Paulo Serra, reabriu nesta quinta-feira (16/03) a piscina semi-olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, que estava fechada desde a gestão passada por problemas com a manutenção local. Com o auxilio da iniciativa privada, Serra conseguiu fazer os reparos necessários e devolver o equipamento público para as mais de 100 crianças que treinam no local.
A nova gestão herdou situação precária na conservação, já que no início do ano o equipamento estava sem água, devido aos vazamentos encontrados e que danificaram toda a estrutura. Em janeiro, os técnicos responsáveis fizeram a primeira vistoria e foram observados desvios de água na casa de máquinas e no ralo de escoamento, fazendo com que o volume diminuísse de forma gradativa de um dia para o outro. Além disso, a coloração da água e o teste de Ph mostraram necessidade de tratamento.
O segundo passo trouxe as verificações realizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com o geofone eletrônico, que a princípio não trouxe nenhum resultado considerável com relação aos derramamentos, sendo que o nível da água continuava a baixar. Em fevereiro foram feitas manutenções nas tubulações e em todas as estruturas desde a casa das máquinas até as bombas e aparentemente os vazamentos foram corrigidos.
Por fim, em parceria com a iniciativa privada e sem nenhum custo para os cofres públicos, houve a verificação e apontamentos da empresa Nado Azul, que se colocou à disposição para estas observações e ações de forma gratuita. O passo final foi dado com o tratamento adicionando os produtos específicos e complemento do volume com água potável – 60 mil litros – para a liberação da piscina e a retomada dos treinos para os alunos do GESA (Grêmio Esportivo Santo André).
“Infelizmente a piscina estava fechada por falta de pagamento da gestão passada, um verdadeiro absurdo. Começamos a recuperar a imagem deste símbolo da cidade que é o Dell’Antonia, uma referência do esporte andreense. Só foi possível resolver esta situação de forma rápida com a grande união entre as secretarias de esportes, obras, os pais dos alunos e a iniciativa privada através do Nado Azul. O mais importante é ver a alegria de mais de 100 crianças de volta ao treinamento e essa integração das famílias”, comentou.
A intenção do prefeito é revitalizar todo o espaço e a próxima tarefa acontecerá com a piscina olímpica, que foi entregue pela gestão anterior com os azulejos descolados e sem o aquecimento funcionando. “Da mesma forma que foi feito nesta piscina vamos tentar fazer na outra. Buscar parcerias, já que a situação financeira é grave, trazer saídas. Estou muito confiante que em breve vamos entregar este outro equipamento”, concluiu.