A partir de abril, São José dos Campos passará a ser referência para os 39 municípios da região não só para transplantes, mas também para captação de córneas.
Uma parceria da Prefeitura de São José dos Campos, Hospital Próvisão e Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), pioneiro na captação de córneas no país, permitirá ampliar o atendimento, beneficiando um número maior de pacientes que necessitam do transplante para voltar a enxergar.
Atualmente, o Próvisão realiza em torno de 12 cirurgias por mês. Há uma lista de 138 pacientes, inclusive de outras cidades, esperando para fazer o transplante.
Com o fortalecimento desta parceria, será possível aumentar a demanda de cirurgias e encurtar o tempo de espera, beneficiando inúmeros pacientes da região que não precisarão mais procurar atendimento em outras cidades.
Captação
O Próvisão já realiza transplante há cerca de dez anos e foi, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, que conseguiu a habilitação para fazer a captação de córneas. O procedimento passará a ser feito na funerária da Urbam, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do BOS, o primeiro hospital especializado em oftalmologia do Brasil.
Segundo o Hospital Próvisão, a parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba prevê ainda a cooperação técnica na implantação de residência médica e oferta de equipamentos de alta tecnologia.
Paralelamente, também com apoio da Prefeitura e do BOS, será lançada uma campanha de conscientização sobre a doação de córneas, que acontecerá de 15 de abril a 20 de maio, no Vale Sul Shopping. Para ser um doador, a pessoa precisa manifestar o desejo de doação em vida, para que a família se conscientize e autorize a doação no futuro.
Termo de Cooperação
A Urbam vai assinar um termo de cooperação com o Próvisão e o BOS para autorizar a abordagem dos familiares para a doação, assim como para o procedimento de captação das córneas.
A captação só será realizada mediante assinatura do termo de autorização de doação de córneas pela família do doador.
Equipes do BOS/Próvisão permanecerão em plantão durante 24 horas na funerária para abordagens e explicações às famílias, assim como os médicos para a realização dos procedimentos.
A captação será feita por equipes médicas das entidades nas dependências do complexo funerário da Urbam.