Após quatro anos, o Centro Digital de São Caetano do Sul volta a inserir as crianças no universo das tecnologias digitais. Nesta semana foi retomado o Programa Experiência e Formação Digital, da Prefeitura, com o retorno das atividades para alunos da rede municipal.
As primeiras atividades, na última terça-feira (09/05), foram para alunos da Educação Infantil, na faixa etária entre 4 e 5 anos (G5), e do Ensino Fundamental II. A Seeduc (Secretaria de Educação) e a diretoria do Centro Digital convidaram alguns pais de alunos para assistirem, ao vivo, a aula inaugural.
“Este projeto já existia na última gestão do prefeito José Auricchio Júnior e houve um hiato de tempo em que ele ficou esquecido. Agora, foi retomado e significa inserir os alunos no mundo digital. Essa formação é importante pois hoje é o que a sociedade mais requer. Aqui no Centro Digital, a tecnologia é utilizada como um recurso, uma ferramenta para alcançar nossa proposta pedagógica”, explicou Janice Paulino César, secretária de Educação.
Para a garotadinha do G5, por exemplo, foi ministrada aula com a técnica Stop Motion, com criação de personagens em papel que são animados e viram vídeo no Youtube. “Os alunos assistiram aos próprios filmes aqui conosco e os pais puderam assistir em casa, pois os avisamos que isso aconteceria”, disse Luiz Cruz, diretor do Centro Digital. Além das aulas de Stop Motion, o programa também conta com aulas de robótica e de criação de aplicativos.