Início Bancada Promissão discute turismo e resíduos sólidos com Consórcio Tietê-Paraná

Promissão discute turismo e resíduos sólidos com Consórcio Tietê-Paraná

Três secretários municipais de Promissão estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 23, no escritório do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB), em Bauru, com o vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Tietê-Paraná, José Eduardo Amantini, e técnicos da instituição.

Amantini recebeu os secretários municipais Roger da Cunha, de Esportes e Turismo; Lucas Martins, de Comunicação; e Gisele Murari; de Agricultura e Meio Ambiente, para discutir a viabilização de projetos executivos nas áreas de Turismo e Resíduos Sólidos por meio do consórcio Tietê-Paraná, composto atualmente por 38 municípios. “Promissão, a exemplo de outros municípios da região, está empenhada na elaboração de um Plano de Turismo viável e completo para pleitear uma das vagas de município de interesse turístico no Estado, assim como resolver sua questão do lixo e, nós, do consócio estamos à disposição para efetivar uma parceria que possa solucionar estas e outras questões de interesse público a um custo menor para os municípios”, ressalta Amantini.

 

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Promissão, Gisele Murari, afirmou que trabalha com a possibilidade da instalação de uma usina regional de resíduos sólidos para resolver definitivamente a questão do lixo. “Precisamos baratear os custos de transporte dos resíduos sólidos produzidos em Promissão e levados até a usina de Piratininga. Com a instalação de uma usina do gênero em nossa região, o custo seria reduzido de forma drástico em benefício da população”, salientou.

 

Roger da Cunha, secretário de Esportes e Turismo de Promissão, revelou que o Conselho Municipal do Turismo (Comtur) já foi constituído e que agora a prefeitura irá contratar uma empresa especializada para elaboração do Plano Municipal de Turismo de acordo com as exigências da Lei Complementar Estadual nª 1261/2015, que estabeleceu os requisitos para a classificação de municípios de interesse turístico. “Esta iniciativa do consórcio é muito bem-vinda e vamos trabalhar bastante para conseguir este título e, assim, garantir mais recursos para Promissão e colocar nossa cidade no contexto turístico do Estado de São Paulo e do Brasil”, destacou.

 

Amantini aproveitou sua experiência de ex-prefeito de Itapuí, na recente gestão 2013-2016, para relatar sobre a elaboração de toda documentação exigida legalmente para obter o importante título de município de interesse turístico. “Na nossa gestão, criamos o ativo Comtur e elaboramos o completo Plano Municipal de Turismo, com inventário turístico e de acordo com a lei. Ainda em 2016, protocolamos toda documentação na Assembleia Legislativa de São Paulo, por meio do deputado Pedro Tobias. Nosso projeto já tramitou na Alesp e, agora, está na fase final de análise por uma equipe técnica do Dadetur, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Turismo. Tenho plena convicção que, nos próximos dias, Itapuí será anunciada como município de interesse turístico graças a este árduo trabalho de nossa gestão”, prevê Amantini confiante.

 

Diante da grande demanda de documentos exigida pela lei estadual, o vice-presidente do consórcio Tietê-Paraná aconselhou aos secretários municipais de Promissão que trabalhem rapidamente e envolva todos os demais colegas e a população neste processo de elaboração do Plano Municipal de Turismo.”Este trabalho em equipe e integrado será fundamental para alcançar o objetivo de MIT. Podem contar com toda equipe técnica do consórcio”, afirmou Amantini no final da reunião.

Artigo anteriorA responsabilidade de todos nós
Próximo artigoAlckmin e Doria anunciam ampliação da PPP da Habitação na Luz