Os números das ações do Santo André Eu Amo, Eu Cuido, programa de zeladoria implementado na gestão Paulo Serra, continuam mostrando resultados concretos. Desde o começo do ano, 2 milhões de m2 de mato foram roçados em terrenos urbanizados, em equipamentos públicos, corredores de avenidas, praças e parques. O programa de requalificação realizou a manutenção em 964 equipamentos de academias ao ar livre, em brinquedos de parques e mobiliário, além da reformulação de vegetação, plantio de 117 árvores e despraguejamento de 181 mil m2 na cidade. A Praça da República, na Vila Curuçá, integra os números positivos e foi entregue totalmente revitalizada nesta quarta-feira (24).
Na praça foi realizado um intenso trabalho de manutenção, com a renovação de bancos e área de lazer, sinalização horizontal e vertical, novo paisagismo, manutenção da área de lazer e demais equipamentos, nova pintura, roçagem, plantio de mudas, poda e troca de toda a iluminação por lâmpadas em LED. Integrado ao Santo André Eu Amo, Eu Cuido existe um trabalho atrelado na adoção de áreas verdes por munícipes e empresas, além do cuidado por parte dos moradores do entorno com o programa Amigos da Praça. Lançado oficialmente em abril, em substituição ao antigo Adote uma Praça, em uma versão desburocratizada para o adotante, o programa já disponibilizou neste ano 12 praças amigas.
O prefeito Paulo Serra explicou que na Praça da República não foi executada apenas uma revitalização, mas a recuperação de todo o entorno. “Aqui integramos vários programas implantados em nosso governo, desde o Área de Segurança Escolar, com as melhorias em todo o entorno da escola municipal que temos próximo, bem como envolvendo moradores do entorno no Amigos da Praça, colaborando como nossos fiscais, verificando se tudo está funcionando corretamente, se a roçagem está em dia, tudo isso para contemplar mais um equipamento público que devolvemos à população”, pontua Serra. “Se demoramos muito para agir o espaço se deteriora com mais facilidade. Com as intervenções, afastamos depredação e demais problemas”, finaliza.
Sandra Rossinholi, de 59 anos, moradora do bairro há 50 anos, foi uma das pessoas que colou o selo Amigos da Praça em seu portão. “Nós moradores olhamos sempre para este nosso espaço verde, em todo entorno, vez ou outra plantamos árvores frutíferas e fazemos isso para ajudar a cuidar do bairro. Temos que manter a cidade em ordem, isso é mais do que nossa obrigação. A iluminação antes aqui era um pouco ruim, agora com iluminação nova certamente teremos maios sensação de segurança”, completa.