Início Notícias do PSDB Alckmin entrega Estação Engenheiro Goulart e anuncia novos trens para CPTM

Alckmin entrega Estação Engenheiro Goulart e anuncia novos trens para CPTM

Nesta sexta-feira, 4/8, o governador Geraldo Alckmin entregou a nova Estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). Essa será a estação de integração com a futura Linha 13-Jade, que ligará a capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Depois, na Estação da Luz, Alckmin entregou dois novos trens para operação na CPTM: um na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e outro no serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).

 Com a conclusão dessa primeira etapa da Estação Engenheiro Goulart, os trens da Linha 12 voltam a parar nessa estação. Em 2018, outra plataforma estará operacional para atender a Linha 13-Jade. “São duas conquistas importantes para a mobilidade: a entrega do 17º e do 18º trens, dos 65 que contratamos para renovar as composições da CPTM; e a entrega da Estação Engenheiro Goulart ampliada, com acessibilidade, conforto, passarelas para o Parque Ecológico do Tietê, e que no ano que vem vai operar até o Aeroporto de Guarulhos”, afirmou o governador. 

 O novo prédio conta com arquitetura moderna e totalmente acessível, tem mais de 15 mil metros² de área construída e em nada lembra o modesto prédio de 500 m² que existia no local. No quesito sustentabilidade, o projeto contempla um sistema de aquecimento de água por energia solar, reservatório de água quente e outro para armazenamento de água de reúso.

 A estação conta com todos equipamentos de acessibilidade, com dois elevadores e sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também há quatro escadas rolantes e escadas fixas, além de bilheteria blindada, com três guichês, e linha de bloqueio com 16 catracas.

 No mezanino da estação estão as salas para as áreas operacionais e de segurança, que incluem vestiários e sanitários masculino/feminino. Para abrigar as salas técnicas e os equipamentos gerais, foi construído um edifício anexo.  Os ciclistas terão mais conforto e comodidade com o bicicletário, com 152 vagas, sanitários e a passarela, que liga a estação ao Parque Ecológico Tietê, com acesso à ciclovia.

 A estação Engenheiro Goulart integra o Lote 1 das obras civis da Linha 13-Jade, que também engloba a implantação da via permanente e rede aérea no trecho em superfície da nova linha, remanejamento da Linha 12 e ampliação de duas passagens inferiores.

 Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade, que ligará a capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, beneficiará principalmente os moradores das duas maiores cidades do Estado, além de atender aos turistas e aos profissionais que vêm a São Paulo para negócios. A demanda inicial projetada é de cerca de 130 mil passageiros por dia útil e a conclusão das obras civis está prevista para o primeiro semestre de 2018.

 Atualmente, cerca de 2.300 trabalhadores estão mobilizados nos quatro lotes que compõem a obra.

 A linha terá três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart (entregue nesta data), com integração com outros meios de transporte.

 A Estação Cecap-Guarulhos terá um dos acessos transpondo o viário, permitindo conexão com a rodoviária de Guarulhos. Na Estação Aeroporto-Guarulhos, uma das saídas possibilitará a passagem para o Terminal Metropolitano de Taboão da Serra, além do acesso direto ao Terminal 1 do Aeroporto, que será interligado com transporte próprio da GRU, responsável pela distribuição dos passageiros pelos diversos terminais.

 Do total de 12,2 km de extensão, quase 8 km de vias férreas serão sustentadas por 764 vigas gigantes, com 31 metros de extensão e 96,8 toneladas cada, o equivalente a 121 carros populares com peso médio de 800 kg. Para atender essa demanda, uma fábrica foi montada em um dos canteiros e guindastes de grande porte são utilizados para o lançamento de vigas nos últimos trechos em elevado.

 Novos trens

Nesta data, mais dois novos trens estão sendo incorporados à frota da CPTM. Um prestará serviços na Linha 11-Coral Expresso Leste e o outro na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato). Com essas novas unidades, a operação contará com 18 composições do lote de 65 encomendados. As demais serão entregues até o final de 2018.  

 Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).

 Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Artigo anteriorJacareí prepara Saúde para implantação de método japonês de gestão
Próximo artigoDoria assina protocolo de intenções para criação do Parque Augusta