A parceria da Prefeitura de São Bernardo com a Universidade Nove de Julho, a Uninove, rendeu seis bolsas de estudo integrais, do curso de medicina, para moradores do município. Os beneficiados são alunos sem condições financeiras de pagar a mensalidade de uma universidade particular. Os valores mensais estão em torno de R$ 8.000.
O serviço social da Prefeitura e da Uninove realizaram visitas na casa dos alunos, que residem no município e que se destacaram no vestibular, para comprovar a real necessidade de receber o benefício. Os selecionados passaram por uma série de critérios com indicadores sociais e os nomes aprovados foram escolhidos pela Prefeitura e pela Secretaria de Saúde.
A estudante Paola Soares Fernandes, de 23 anos, foi uma das selecionadas a receber o benefício. Moradora do bairro dos Casa e filha de uma vendedora de material de construção e de um motorista de ônibus aposentado, a jovem chegou a desistir do sonho e a se dedicar em outra profissão, devido à falta de oportunidades. “Comecei a trabalhar com meu tio, em logística, porque precisava ajudar os meus pais. Desde o primeiro dia sabia que não seria feliz se não exercesse a medicina. Quando recebi a notícia de que tinha ganhado uma bolsa de estudos integral, achei que estivesse sonhando. Sem essa bolsa, eu jamais iria conseguir exercer a medicina”, comemorou Paola.
Outra selecionada foi Laura Beatriz Martins, 19 anos. Moradora do Jardim Silvina, a munícipe divide sua residência com a avó, uma costureira aposentada. Laura, que sempre precisou ajudar no sustento da casa, classificou a oportunidade da bolsa de estudos como um presente de Deus. “Eu não tinha a possibilidade de pagar a mensalidade da universidade. Essa iniciativa da Prefeitura e da Uninove irão me dar à possibilidade de realizar um sonho, sempre soube que trabalharia com Saúde, mas não tinha ideia de como faria essa vontade de tornar realidade”, disse Laura.
O prefeito Orlando Morando ressaltou a alegria de formar novos médicos na cidade de São Bernardo. “Estes estudantes terão a oportunidade de cuidar dos moradores do próprio município. Eles irão se formar no município e continuarão atuando aqui. Essa parceria com a Uninove trará muitos benefícios para na nossa Saúde. Além disso, 10% do valor arrecadados na mensalidade dos alunos, cerca de R$ 3 milhões, será investido na Saúde Pública e na manutenção do Hospital de Clínicas”, disse Morando.
O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, explicou que os novos alunos irão realizar estágios dentro dos equipamentos públicos do município. “A turma, que será iniciada nesta segunda-feira, será formada por 100 estudantes. Ou seja, com a estrutura da universidade e o estágio nas unidades de saúde, iremos graduar ótimos profissionais”, destacou.
O curso de medicina da Universidade Nove de Julho, em São Bernardo, segue as novas metodologias exigidas pelo Ministério da Educação. Segundo o coordenador do curso, professor Erivelto Volpe, o objetivo é de integrar os alunos com os problemas e desafios da cidade. “Os alunos conseguirão se envolver no sistema de Saúde de sua própria cidade e ajudar a melhorar como um todo. Eles terão contato com o SUS desde o primeiro dia de aula. Queremos formar médicos diferenciados e humanos”, disse.