O presidente do PSDB-SP, deputado estadual Pedro Tobias, defendeu a necessidade urgente de um novo Pacto Federativo para que haja uma distribuição mais justa e equilibrada de direitos e deveres entre os entes federados, principalmente mais recursos para os municípios. “A União centraliza os recursos e está cada vez mais distante das mais variadas e crescentes demandas sociais da população, que reside nos municípios e é o braço executor de todas as políticas públicas”, ressaltou o deputado.
A afirmação foi feita durante a reunião preparatória ao 62º Congresso Estadual de Municípios, organizada pela Associação Paulista de Municípios (APM), em Bauru.
Tobias conclamou os gestores municipais a realizarem uma ampla mobilização para cobrar e exigir do governo federal uma distribuição mais justa dos recursos. “Se queremos realmente fazer mudanças estruturantes neste país, temos que começar pela compreensão de refundar a federação no Brasil. O país não pode mais ficar insensível ao drama de Estados e municípios. Precisamos discutir em profundidade o atual quadro injusto de repartição de receitas, sob o risco de quebrar o princípio solidário do sistema federativo”, alertou o parlamentar tucano e presidente estadual do PSDB.
O presidente da APM, Carlos Cruz, disse que as sete reuniões preparatórias que antecedem o Congresso Estadual de Municípios servem para colher propostas que serão entregues aos pré-candidatos à presidência da República e ao Governo do Estado de São Paulo durante o evento em Santos. “A ideia é debater o futuro do país. E a iniciativa da APM serve para que os postulantes tenham conhecimento das demandas dos municípios paulistas, e como a ciência e a tecnologia podem ser utilizadas a favor das administrações públicas para modernizar o Brasil e ampliar o número de cidades inteligentes”, salientou Carlos Cruz.
Os prefeitos de Álvaro de Carvalho, Balbinos, Boracéia, Borebi e Pongaí participaram do evento na Câmara de Bauru, além dos ex-prefeitos de Bariri, Neto Leoni; e de Itapuí, José Eduardo Amantini.