#SinaldeGentileza é o nome do programa para garantir mais segurança durante a travessia em faixas sem semáforos
Mais um compromisso colocado em prático. O prefeito de São José dos Campos, Felico Ramuth, lançou nesta semana o programa Sinal De Gentileza, que visa garantir segurança aos pedestres durante a travessia em faixas não semaforizadas. A proposta é que com apenas o gesto de estender o braço, o condutor pare o veiculo para o pedestre fazer a travessia com segurança.
“Queremos que os motoristas respeitem os pedestres na faixa de segurança e contamos com a participação de toda a população para que a nossa cidade seja um bom exemplo de proteção ao pedestre”, disse o prefeito Felicio, entusiasmado com a inciativa.
O programa começa com a disseminação de mensagens positivas sobre atitudes que fazem a diferença quando o assunto é segurança no trânsito. Para os pedestres, o #Sinal de gentileza está no ato de estender o braço, demonstrando ao motorista a intenção de atravessar. E para o condutor, o #Sinal de gentileza será do condutor, está em permitir que o pedestre faça a travessia em segurança. Quando se está na condução do veículo, o gesto ainda pode ir além. Ao ligar o pisca-alerta e estender o braço para o lado, o condutor alerta os demais motoristas que algo está acontecendo à frente, fazendo com que todos reduzam a velocidade e possam parar em segurança.
Em ambos os casos, a dica vale para as faixas não semaforizadas, onde comunicação entre condutores e pedestres é fundamental para que a parada do veículo e a travessia ocorra de forma segura. “Levante a mão para o alto e aponte ela para frente. O motorista para e você segue em frente” é o refrão da música que está sendo veiculada nos meios de comunicação da cidade.
Etapas
O programa #Sinal de gentileza contará com várias etapas, em todas as frentes de atuação: comunicação, educação, engenharia e fiscalização.
As ações de engenharia incluem implantação de travessias elevadas, rampas de acessibilidade, iluminação das faixas de pedestre, melhorias nos tempos de travessia e implantação de semáforos com botoeiras.
No eixo fiscalização, a verificação das infrações que interferem ou comprometem o deslocamento e segurança dos pedestres será intensificada após 3 meses de campanha.


