Início Artigos Vamos inovar?

Vamos inovar?

*Paulo Mathias

Sempre gostei de política, desde a minha infância, mas confesso que hoje, no Brasil, encontrar jovens com tal apreço não é uma tarefa fácil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 9,93% do eleitorado brasileiro está, atualmente, com entre 21 e 24 anos (dados de julho de 2010), grupo etário este que teve o maior índice de abstenção nas eleições de 2010 e que, desde o seu nascimento, vive numa nação democrática. O desinteresse é o argumento mais utilizado pelo grupo. Como explicar esse fato? Há algo a se pensar, não?

O problema deste fenômeno se resume a duas palavras: partido político. A estrutura partidária está cada vez mais antiga, defasada e menos atrativa, sempre com regras e mais regras para discutir o que não há discussão. Os partidos precisam de inovação!

O que tem me chamado a atenção é o crescimento dos movimentos apartidários que chamam a sociedade civil para o debate e faz com que o cidadão se sinta parte integrante da mudança proposta. Agem em uma espécie de ”pressão” à lentidão das ações políticas e são considerados pelos cidadãos como uma via alternativa.  Um exemplo disso é o ”Eu Voto Distrital”, um movimento apartidário criado por jovens que tem como objetivo mudar o sistema eleitoral do Brasil. Mais de 20 mil pessoas já declararam apoio ao movimento que cresce a cada dia. Acesse o site: http://www.euvotodistrital.org.br/

Exemplos como esse que podem mudar o jeito de se fazer política e despertar os partidos políticos para a realidade em que se encontram!

Em um país onde sua população acredita que o enriquecimento é o fim e a atividade política é o meio, alguma mudança precisa ser feita, e rápido.

Paulo Mathias é o Presidente da Juventude Estadual do PSDB-SP.

Artigo anteriorAlckmin anuncia obras na Raposo Tavares entre São Paulo e Cotia
Próximo artigoAbafando denúncias

1 COMENTÁRIO

  1. Eu voto distrital para minar a voracidade dos corruptos que aproveitam da insipiência dos eleitores que votam sem mesmo saber para quem está indo seu valioso voto.

Comments are closed.