A gestão do prefeito Bruno Covas reduziu pela metade o número de crianças esperando por uma vaga nas creches da capital paulista. Balanço divulgado nesta semana mostram que a capital tem hoje a menor fila histórica, com 9.670 crianças aguardando por uma vaga. No ano passado, esse número era de 19.670 crianças, o que aponta uma redução de 50,9%.
Somente na gestão tucana, iniciada por João Doria em 2017 e assumida por Covas em 2018, foram criadas 66,2 mil vagas em creches até dezembro de 2019 tendo como base os números do último trimestre de 2016, último período da gestão petista na cidade. O aumento no número de matrículas foi de 23%, saindo de 284.179 para 350.460.
A Educação Infantil é dividida entre os Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O CEI atende crianças de 0 a 3 anos e a EMEI de 4 a 5. O fim da fila na Pré-Escola ocorreu pela primeira vez em 2017.
Os números refletem a ação da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a preocupação com esta faixa etária. É importante esclarecer que os dados comparam apenas as matrículas de alunos que estão nas unidades de gestão direta ou parceira na cidade, excluindo o atendimento com os novos Programas: Mais Creche e Bolsa Primeira Infância.
“Estamos ampliando o número de CEMEIs, que funcionarão nos 12 CEUs que serão inaugurados em 2020. Também atuamos junto à rede conveniada ampliando as vagas e garantindo a qualidade e atendimento dos nossos alunos”, afirma o secretário Bruno Caetano.
Os dados da demanda estão disponíveis aqui no site da Secretaria Municipal de Educação.
MAIS TRANSPARÊNCIA
Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação investiu em mudanças tecnológicas e para melhorar a interação mudou o acesso de informação no site “Vaga na Creche” que agora mostra a espera por vaga em cada um dos CEIs da cidade de São Paulo.
A expectativa é que com mais essa possibilidade as famílias possam tomar a decisão com mais clareza ao solicitar uma vaga, a ferramenta permite a consulta por eventuais vagas livres nos Centros de Educação Infantil (CEIs). A pessoa novamente seleciona o mês e ano de nascimento da criança e opta por uma das três categorias de busca (Distrito, Subprefeitura ou Diretoria Regional de Educação – DRE). Depois, basta escolher a área específica na qual deseja realizar a consulta. A plataforma então informa se há (e quantos e quais são) Centros de Educação Infantil com vagas remanescentes para atendimento àquela faixa etária naquela região (e, em caso positivo, quantas vagas disponíveis há em cada CEI em questão).
“Poder consultar as eventuais vagas remanescentes em todo município permitirá às famílias que ainda não conseguiram uma vaga próxima à sua residência avaliar se a localização das vagas livres atende a sua necessidade mais urgente”, explica Bruno Caetano, secretário de Educação Municipal.