Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo baseada em dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública mostra que São Paulo registrou, em 2019, o menor número de homicídios desde 2001. Foram 2.906 pessoas assassinadas, uma taxa de 6,5 vítimas por 100 mil habitantes, o que faz as cidades paulistas estarem no rol das mais seguras do país.
De acordo com a reportagem, a queda contínua dos homicídios no estado, acentuada no último ano, é o trabalho de inteligência associado à tecnologia. “Colocamos a polícia onde há maior probabilidade de o crime acontecer, as manchas criminais – hot spots, como é chamado. Essa distribuição do efetivo gera pronta resposta com efeitos sobre a redução da criminalidade”, explicou ao Estadão o coronel Álvaro Camilo, secretário executivo da Polícia Militar.
Confira a íntegra da reportagem AQUI
Contratação de efetivo
O Governo de São Paulo autorizou, neste sábado (25), a contratação de 5.605 policiais militares para o Estado. Os profissionais serão selecionados por meio de concursos públicos com previsão de serem lançados neste e no próximo ano. O objetivo é programar a reposição do efetivo.
A medida foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) e o próximo passo será a abertura de edital para que os interessados possam se inscrever para a realização da prova. A abertura dos concursos deve respeitar a suficiência orçamentária e os preceitos legais.
No total, foram autorizadas 41 vagas para 2º tenente médico PM, 130 para aluno oficial, 5.400 para soldados de 2ª classe, 26 para 2º tenente dentista PM, seis para 2º tenente farmacêutico PM e duas para 2º tenente veterinário PM.