O comentarista político e jornalista, Merval Pereira, comentou, no dia 10 de junho, na Rádio CBN a pesquisa IBOPE para a eleição presidencial de 2010, que foi divulgada nos principais jornais do país. Merval conversou com o diretor do IBOPE, Carlos Augusto Montenegro, e obteve uma análise que não foi divulgado em nenhum veículo e que coloca em dúvida a transferência de popularidade de Lula.
Foi analisada a candidatura de Tarso Genro, que segundo o IBOPE, tem 2% de intenção de votos sozinho e 12% de votos transferidos de Lula, essa porcentagem praticamente se repete, indiferentemente de candidato, o que comprova a tese de que há um limite para a transferência de popularidade do atual presidente.
E mais, Merval afirmou que o presidente do IBOPE acredita que qualquer candidato do PT somará por volta de 18 a 20% de transferência e terá que buscar por conta própria os votos, com sua biografia e história política. Montenegro acredita que Dilma não tem história para competir com o governador de São Paulo José Serra, que aparece com 40% de intenção de votos e uma história política de realizações como ministro, prefeito e governador.
Merval ressalta: Montenegro acha que a era do PT acabou e a era Lula termina no final do governo, com Lula sendo reconhecido como um líder político, mas abrindo caminho para José Serra governar o país.


