Início Bancada A guerra suja na internet – robôs derrubam vídeo de Aécio Neves

A guerra suja na internet – robôs derrubam vídeo de Aécio Neves

xaxado-offline-270x300Nesta terça-feira (30) a campanha de Aécio Neves foi vítima, mais uma vez,  de ações de quadrilhas virtuais. Um vídeo de animação produzido pela campanha foi retirado do ar pelo Youtube após sofrer ataques de robôs que tentaram aumentar artificialmente o número de visualizações, como relata a matéria do jornalista Fernando Rodrigues, publicado hoje em seu blog.

O vídeo, intitulado Xaxado, foi visualizado por um alto número de vezes em determinado tempo, o que seria impossível por seres humanos. O algoritmo do YouTube desconfiou e derrubou o vídeo. O uso de robôs é proibido.

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB -SP), coordenador jurídico nacional da campanha de Aécio, irá requerer ao Google os dados sobre a origem dos ataques. “Mesmo que seja difícil identificar, temos de pedir, pois muitas vezes o criminoso está tão certo da impunidade que pode deixar rastros”, diz.

No último mês o MPE (Ministério Público do Estado) do Rio de Janeiro determinou a apreensão de computadores da Eletrobras para a investigação de uso de perfis falsos para ofender e caluniar o candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves. Na mesma época, a Procuradoria-Geral de São Paulo determinou à promotoria de Guarulhos que investigasse a utilização de equipamentos da prefeitura e de funcionários públicos na criação de perfis falsos com o mesmo objetivo: mentir sobre Aécio.

Artigo anteriorPrefeitura de Sorocaba realiza semana de formação para auxiliares de educação
Próximo artigoImbassahy vai representar contra Cardozo na PGR por tentativa de engavetar caso Pasadena