O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou, nesta sexta-feira (12/09), que pretende usar tecnologia e inteligência a serviço da segurança pública dos brasileiros. Ele ressaltou também a importância de executar integralmente o orçamento destinado à segurança pública, de aumentar o número de policiais nas ruas e de fazer um controle efetivo das fronteiras, por onde entram armas e drogas.
Ao lado do governador de São Paulo e candidato à reeleição Geraldo Alckmin, Aécio visitou as instalações do Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo (Copom) e conheceu o Detecta, sistema inteligente de monitoramento que utiliza tecnologia de ponta no patrulhamento, na investigação e no planejamento de combate a crimes.
“Por meio desse nosso programa, queremos levar esse mesmo sistema, com esse software, com equipamentos, para as médias e grandes cidades brasileiras. É a tecnologia e a inteligência a serviço da segurança pública dos brasileiros”, afirmou Aécio, lembrando os “resultados extremamente positivos da experiência do governo de São Paulo”.
Prioridade
Em entrevista à imprensa, o candidato da Coligação Muda Brasil reiterou que a segurança pública será uma questão central em sua gestão. Ele assumiu um compromisso com a reforma do Código Penal, a descentralização das ações no setor e a realização de parcerias efetivas com os Estados.
“É inaceitável que um governo que vê os crimes crescerem no país, com 56 mil assassinatos no ano passado, tenha executado menos de 40% do orçamento do Fundo Nacional de Segurança e somente cerca de 10% do Fundo Penitenciário. É uma clara demonstração de descompromisso com a vida, com a preservação de segurança e com o combate da criminalidade”, avaliou.
“É sempre importante lembrar que apenas 13% dos investimentos em segurança pública vêm da União. Queremos aumentar a participação no conjunto dos investimentos em segurança pública, e o Detecta é um programa de alto benefício, porque o investimento não é tão grande comparado com os benefícios que ele traz. Estamos incorporando, por sugestão do governador Geraldo Alckmin, na nossa proposta. Vamos definir as grandes cidades brasileiras que terão e chegaremos até às médias cidades”, acrescentou.
Aécio lembrou que ao longo dos oito anos como governador de Minas Gerais (2003-2010), o Estado foi o que mais investiu proporcionalmente em segurança pública no Brasil. Ele acrescentou ainda que, após as ações tomadas pelo governador Geraldo Alckmin, São Paulo é o Estado que apresenta os melhores resultados na diminuição de crimes. “É mais uma ação concreta, objetiva, de um programa de governo coerente com a nossa história de combate à criminalidade”.
Detecta
Lançado em abril deste ano pelo Governo de São Paulo, foram investidos no sistema do Detecta R$ 9,7 milhões. O sistema engloba quase 2 mil câmeras de vídeo integradas. Segundo Geraldo Alckmin, o objetivo é chegar a cerca de 3 mil câmeras até dezembro.
“Isso permite com inteligência, com tecnologia, a polícia se antecipar, evitar o crime, prevenir, e do outro lado prender quem comete crimes. É um sistema inédito, que começa aqui pela capital, mas já está na região metropolitana. Integramos agora 6 mil quilômetros de autoestradas concessionadas, que também têm câmeras de vídeos. Esse é um bom modelo para ter parceria com a área federal”, afirmou Alckmin.