Início Bancada Aécio Neves cobra do governo ação efetiva de combate à inflação

Aécio Neves cobra do governo ação efetiva de combate à inflação

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que é hora do governo do PT parar de tentar terceirizar as responsabilidades pela atual situação econômica do país. “Nos últimos 12 meses, a inflação de alimentos para a camada mais pobre da população, que ganha até dois salários mínimos e meio, já alcançou 14%. E continua crescendo de forma extremamente vigorosa”, disse o tucano, nesta quarta-feira (10).

Segundo Aécio, o governo vem deixando de lado o combate efetivo desde o início da onda de crescimento dos preços, fazendo com que a inflação seja hoje uma profunda preocupação para o bolso da classe trabalhadora.

Ele lembrou o veto da presidente Dilma, no ano passado, à emenda do PSDB, aprovada pelo Congresso, que zerava os tributos cobrados sobre os produtos da cesta básica.

“Estamos vivendo uma equação extremamente perversa. Inflação saindo do controle, crescimento extremamente baixo e ineficiência do governo nas obras”, comparou.

O parlamentar criticou ainda as desonerações promovidas pelo Executivo sem estudo de impacto prévio. “Falta ao país estratégia para o crescimento. Essa utilização de instrumentos de microeconomia, como a desoneração pontual de determinados setores para cuidar da questão macroeconômica, como a questão inflacionária, tem se mostrado extremamente ineficiente”, analisou.

“O que vemos hoje é um governo sem rumo, onde as obras de infraestrutura não avançam e o superfaturamento e os desvios são quase que uma prática constante”, lamentou.

Mineração – O senador também falou sobre o gargalo na infraestrutura de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, e cobrou a aprovação do Marco Regulatório da Mineração, que segundo ele, não avança por conta da oposição da base governista.

“São 10 anos de governo do PT em que ele promete e não discute efetivamente essa matéria: R$ 10 bilhões que poderiam estar sendo investidos na educação, na saúde, na segurança pública”, observou.

Com viagem a Minas Gerais marcada para esta quinta-feira (11), Aécio destacou a importância do pacote de apoio aos municípios que será anunciado pelo governador tucano Antonio Anastasia.

“São obras de infraestrutura na área de saúde, de saneamento básico, investimentos em educação para os municípios, hoje tão fragilizados pela ação da União que, além de não apoiar nenhuma medida que os fortalece, ainda usurpa parte das receitas a que eles têm direito.”

O parlamentar comentou ainda a entrega de título de cidadão honorário ao ex-presidente Lula na Assembleia Legislativa do estado, na próxima segunda-feira. “Sempre dou as boas-vindas ao ex-presidente, um homem público que merece o nosso respeito. Mas, do ponto de vista do interesse de Minas Gerais, de ações que ajudem o crescimento do estado e que gerem empregos, o governo federal tem sido extremamente omisso”, destacou.

Artigo anteriorDias: Dirceu age para desqualificar julgamento
Próximo artigoDirceu não merece crédito, afirma Gurgel