O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, comprometeu-se, nesta segunda-feira (08/09), a garantir mais incentivos à indústria e incrementar a infraestrutura do Estado do Pará. Em visita à Marabá, município da região sudeste do Estado, Aécio destacou como prioridades a Hidrovia Araguaia Tocantins, o desenvolvimento da siderurgia e melhorias na BR 163, que liga o Pará ao Rio Grande do Sul, com mais de 3,4 mil quilômetros de extensão.
Para Aécio, o deslocamento de pedras do Pedral do Lourenço, que permitirá a navegabilidade na Hidrovia Araguaia Tocantins durante todo o ano, é uma demanda urgente. As obras, prometidas pela presidente Dilma Rousseff, foram interrompidas em 2011 e ainda não foram retomadas.
“Serei o grande parceiro do governador [do Pará] Simão Jatene nas prioridades do Pará, entre elas, temos a questão da hidrovia. O deslocamento de pedras do Pedral do Lourenço é uma demanda absolutamente urgente, lamentavelmente não enfrentada com a seriedade e a responsabilidade que deveria ter sido por esse governo, em razão da importância não apenas para o Pará, mas para o Brasil”, afirmou o candidato à Presidência.
Aécio lembrou que outra demanda do Estado, o segundo maior produtor mineral do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais, é mais estímulo à indústria siderúrgica.
“Temos que ter aqui também uma siderurgia que possa efetivamente possibilitar a agregação de valor, que é tudo o que queremos, para a produção mineral do Estado. Além disso, existem questões antigas, como a da BR 163, que precisa avançar na sua pavimentação”, destacou.
Apoio aos municípios
Ao lado do governador do Pará e candidato à reeleição, Simão Jatene, e do senador Flexa Ribeiro, ambos do PSDB, Aécio se comprometeu a ser “o presidente dos municípios brasileiros”. Ele reafirmou o compromisso de refundar a Federação no Brasil, garantindo que os recursos sejam entregues aos municípios de forma igualitária.
“O Brasil se transformou em um Estado unitário, onde apenas a União tudo tem, tudo pode. Temos que refundar a Federação no Brasil, garantindo aos municípios e aos Estados condições de voltarem a enfrentar suas demandas, que são enormes, na saúde, na segurança, na educação. A grande verdade é que o Brasil se cansou desse modelo que está aí. Esse modelo que, para se manter no poder, esqueceu o interesse da população e cuida do interesse apenas de um grupo político”, ressaltou.
Novo ciclo
Em entrevista coletiva, o candidato à Presidência da República salientou que o Brasil não pode continuar a ser governado “sem compromisso com a eficiência e com a ética”.
“O nosso governo é aquele que tem as melhores condições de iniciar um novo ciclo no país. Um ciclo responsável, seguro e ousado, do ponto de vista da gestão pública. Porque, além das boas impressões e das propostas que todas as candidaturas trazem, incorporamos a elas competência e experiência”, apontou.
Encontro
Após a entrevista, o candidato à Presidência seguiu para encontro com lideranças políticas no Rotary Clube de Marabá, onde o governador Simão Jatene ressaltou que Aécio foi o único candidato à Presidência que visitou a cidade e reiterou o seu apoio à candidatura da Coligação Muda Brasil, que definiu como “a mais preparada para enfrentar os desafios que estão postos nesse país”.
“A única forma de o Pará contribuir com o país é através do seu próprio desenvolvimento. Aécio já sabe dos grandes desafios da Amazônia, do nosso Estado, mas só a presença dele aqui nessa região é uma demonstração de carinho, de atenção e de compromisso. Já sabemos o que nós não queremos para o Brasil”, disse Jatene.
Segundo o governador do Pará, o desafio dos brasileiros está nas eleições – escolher o melhor. “Temos o grande desafio de escolher o que é melhor. O Brasil tem desafios enormes e precisa de um homem que já tenha demonstrado sua competência, que sabe construir uma equipe em torno das grandes causas desse país. Não vamos nos deixar enganar. Aécio é, sem dúvida, o mais preparado e competente para isso”, destacou.