Início Eleições 2012 Aécio vai revolucionar a educação e garante reajustes salariais e incentivos à...

Aécio vai revolucionar a educação e garante reajustes salariais e incentivos à qualificação

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, comprometeu-se, nesta quarta-feira (15/10), em São Paulo (SP), a revolucionar a educação no Brasil. No Dia do Professor, ele homenageou a categoria e reafirmou o compromisso de apoiar os Estados e os municípios na valorização do salário dos docentes, a partir de um diálogo permanente com os representantes da classe.

“A minha primeira palavra de hoje é sobre educação. Eu já disse mais de uma vez e quero repetir aqui: se vencer as eleições e puder escolher uma marca para ser lembrado no futuro, eu quero ser lembrado como o presidente da República que revolucionou a educação no Brasil. E isso começa pela valorização dos professores”, afirmou em entrevista.

Aécio destacou que é preciso lembrar as dificuldades pelas quais passa a categoria e intensificar os esforços para promover “um grande mutirão” que se destine a requalificar os profissionais de educação.

O candidato agradeceu a dedicação dos mais de 2,5 milhões de professores que, segundo ele, trabalham em situação extremamente desfavorável em todo o Brasil. “Assumo o compromisso, portanto, neste dia tão emblemático para todos os brasileiros, de fazermos juntos um grande mutirão que requalifique os professores do ponto de vista da sua capacitação, que os valorize do ponto de vista da sua remuneração”, disse.

Nova escola

Aécio garantiu o compromisso de fazer com que a União apoie os Estados e os municípios a assegurar o pagamento do piso salarial para os professores já em janeiro de 2015.

“A partir do momento da nossa posse, se vencermos as eleições, estaremos convocando representantes dos professores, governadores de Estado e dos prefeitos, para discutirmos a forma mais adequada de garantia do pagamento desse piso, que é o compromisso primário, compromisso inicial, para que, a partir daí, possamos investir mais na capacitação dos nossos professores”, afirmou o candidato.

Aécio ressaltou a necessidade de valorizar a escola a partir da pré-escola. Segundo ele, no seu governo, o objetivo será garantir o acesso universalizado a todas as crianças menores de 4 anos até 2016.

“A partir daí, nós vamos fundar a nova escola brasileira, uma escola do ponto de vista físico adequada com equipamentos, com os professores valorizados e capacitados e, principalmente, vamos fazer a flexibilização dos currículos do ensino médio adaptando às várias realidades de um Brasil tão plural, tão diferente como o nosso”, afirmou o candidato.

Crianças

Aécio assinou o documento “Termo de Compromisso do Projeto Presidente Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq – Save the Children, por meio do qual o próximo presidente da República se compromete em defender os direitos da criança.

A iniciativa da ação é da Fundação Abrinq e coloca desafios ao governante para trabalhar pela inclusão de crianças na creche e na pré-escola, combater o trabalho infantil e a violência contra a criança e reduzir a mortalidade infantil e materna.

Após a assinatura do documento, Aécio recebeu a faixa de “Presidente Amigo da Criança”, que é oferecida aos candidatos que subscrevem o compromisso. O candidato da Coligação Muda Brasil também recebeu de Edith Asibey, representante do Unicef no Brasil, a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) com os sete pontos para garantir os direitos da criança.

Artigo anteriorCandidato mantém liderança na corrida pela Presidência
Próximo artigoOurinhos recebe ajuda do Estado após temporal