Início Notícias do PSDB Alckmin amplia programa de check-up masculino com testes de DSTs

Alckmin amplia programa de check-up masculino com testes de DSTs

Serviço complementar ofertará testes de hepatites, sífilis e HIV para cerca de 5 mil pacientes

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 23, a ampliação dos serviços do programa estadual “Filho que ama leva o pai ao AME”, voltado à saúde do homem. Em complemento às consultas e exames já disponíveis, também serão ofertados testes para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a partir deste mês, marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de próstata denominada “Novembro Azul”.

“Estamos lançando hoje mais um serviço em benefício à saúde do homem. Já temos o programa ‘Filho que ama leva o pai ao AME’, que é feito nos AMEs, inclusive aos sábados, focado na prevenção das duas maiores causas de morbimortalidade, que é coração e próstata”, explicou Alckmin. “E hoje estamos anexando a esse protocolo, além de avaliação cardíaca e de próstata, doenças sexualmente transmissíveis. Todos os homens que estiverem de acordo, também já farão exame sorológico, e se for o caso, já encaminha para tratamento, evitando que doenças possam progredir”, esclareceu.

O objetivo do atendimento complementar é garantir, por meio de triagem laboratorial, a investigação de doenças como as hepatites virais, além de sífilis e HIV.

Estima-se que cinco mil homens serão submetidos às avaliações, além de passar pelas consultas e exames já previstos no programa. Os casos positivos serão encaminhados para unidades especializadas da região de residência do paciente, a fim de assegurar o devido tratamento.

Com início no último sábado, 19 de novembro, o atendimento estará disponível, até dezembro, nos 25 AMEs que integram o programa (veja lista abaixo). A iniciativa conta com custeio extra de aproximadamente R$ 600 mil do Governo do Estado.

“Como o programa já oferece avaliações cardiológicas e urológicas ao público masculino, decidimos aproveitar a visita dos pacientes ao médico para garantir, também, a prevenção e o diagnóstico precoce das DSTs”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Os exames para detecção de doenças sexualmente transmissíveis também estão disponíveis permanentemente em serviços do SUS, a exemplo dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Atualmente, há 3,6 mil unidades de saúde cadastradas, em todo o Estado, que oferecem testes de HIV, sífilis e hepatites. A busca pelo serviço mais próximo pode ser feita em consulta pelo link: http://www.saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/homepage/acesso-rapido/onde-fazer-o-teste-de-hiv.

Balanço

Criado pela Secretaria da Saúde em 2014, o programa oferece check-up gratuito para homens a partir dos 50 anos de idade sem necessidade de encaminhamento médico. Em mais de dois anos, já atendeu 56 mil pessoas em todo o Estado e realizou mais de 133 mil consultas.

Exames preventivos são ofertados nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia. O percentual de diagnósticos de câncer de próstata gira em torno de 3% dos pacientes avaliados.

Os atendimentos ocorrem aos sábados em 25 AMEs (veja a lista abaixo). Para fazer o check-up, basta ligar para o telefone 0800-779-0000 e fornecer os dados pessoais. O agendamento deve ser feito pelo próprio paciente, por telefone, no mês de seu aniversário.

O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, engloba avaliações de peso, altura, risco cardíaco, exames laboratoriais. O retorno ocorre no sábado seguinte, para avaliação dos resultados dos exames. Caso haja alguma anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, cujo acompanhamento e tratamento já estão inclusos na rotina de atividades do AME.

Os ambulatórios envolvidos no programa funcionam aos sábados, das 7h até, no mínimo, 13h. O protocolo de atendimento do programa foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Unidades que integram o programa:

1. AME Heliópolis (Capital)

2. CRI Norte (Capital)

3. AME Mogi das Cruzes

4. AME Taboão da Serra

5. AME Carapicuíba

6. AME Mauá

7. AME Araçatuba

8. AME Américo Brasiliense

9. AME Santos

10. AME Praia Grande

11. AME Barretos

12. AME Bauru

13. AME Promissão

14. AME Jundiaí

15. AME Franca

16. AME Ourinhos

17. AME Rio Claro

18. AME Presidente Prudente

19. AME São João da Boa Vista

20. AME Mogi-Guaçu

21. AME Votuporanga

22. AME São José do Rio Preto

23. AME Sorocaba

24. AME Caraguatatuba

25. AME Tupã

Artigo anteriorAlckmin e governadores discutem com Temer situação fiscal de Estados
Próximo artigoCCJ aprova relatório de Bruno Covas para facilitar controle de medicamentos