O pré-candidato tucano à Presidência da República, o governador Geraldo Alckmin, anunciou ontem o economista Persio Arida como coordenador de seu programa de governo na área econômica. Arida foi um dos formuladores do Plano Real, implantado por Fernando Henrique Cardoso em 1994 (gestão de Itamar Franco).
Segundo Alckmin, que também é presidente nacional do PSDB, a proposta econômica será pautada por dois valores: crescimento e inclusão. “Para o crescimento é a agenda da competitividade: abertura da economia, exportação e importação, tirar as amarras do desenvolvimento, desburocratizar e fazer as reformas. E inclusão. Nós não podemos deixar ninguém para trás. Ter olhos e ações voltadas para aqueles que mais necessitam”, afirmou Alckmin.
Pérsio Arida foi presidente do BNDES (de 1980 a 1984) e presidente do Banco Central no governo de Fernando Henrique Cardoso (de janeiro a junho de 1995). Ele é graduado pela USP (Universidade de São Paulo) e doutor pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Foi professor na USP e na PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio), no Institute for Advanced Study e na Smithsonian Institution, nos Estados Unidos.
Exerceu diversos cargos na iniciativa privada e, em 2008, foi um dos co-fundadores do BTG Pactual, do qual assumiu a presidência em 2015. Deixou o banco em maio de 2017 para se dedicar a projetos pessoais.