Início Notícias do PSDB Alckmin e Luislinda discutem políticas de igualdade racial

Alckmin e Luislinda discutem políticas de igualdade racial

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta segunda-feira, 01 de agosto, a visita da Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça, desembargadora Luislinda de Valois. Entre os temas trazidos por ela para o encontro estava a possibilidade de parceria entre o Governo do Estado e a secretaria para a realização de diagnósticos locais, a construção de um plano estadual para redução do homicídio de jovens negros das periferias, políticas de enfrentamento do racismo institucional e o aumento da participação dos jovens na formulação de novas estratégias de enfrentamento da violência urbana.

Alckmin apresentou à desembargadora os números da redução de homicídios no estado, que chegou ao mês de junho deste ano em seu menor patamar na série histórica desde 2001: 8,19 homicídios para cada 100 habitantes. Outra boa notícia destacada pelo governador é o trabalho feito pela Secretaria de Administração Penitenciária para reduzir o número de mulheres em cadeias. Ele também apresentou a lei estadual 14.187/10 que pune administrativamente pessoas físicas e jurídicas que pratiquem atos discriminatórios por motivo de raça ou cor.

A desembargadora reforçou a importância do fortalecimento de políticas voltadas para os quilombolas, como ações de empreendedorismo étnico, e a inclusão no currículo oficial de ensino da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. “Este é um trabalho não só de formação, mas de mudança de mentalidade. É preciso que o jovem conheça essa história que é, muitas vezes, a dele mesmo”, afirmou Luislinda.

Alckmin reforçou a disposição do Governo do Estado para trabalhar as questões de maneira aprofundada. “Temos um grande trabalho contra a intolerância religiosa, na questão dos quilombos e também das mulheres encarceradas”, finalizou o governador, que indicou os órgãos estaduais para aprofundar as parcerias com a secretaria federal.

Participaram do encontro a Coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas, e o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivan Lima, além de Renata Melo, secretária de Comunidades Tradicionais do Ministério da Justiça e Camila Rebello, assessora da secretaria.

Ao final da reunião, a secretária classificou o encontro com Alckmin como surpreendente. “Eu não imaginava que São Paulo já estivesse tão avançado nessas questões. Foi maravilhoso”, concluiu.

 

IMG_6204

Artigo anteriorJoão Ramalho – Ata da Convenção municipal – 2016
Próximo artigoEm Paulínea, PSDB homologa Pavan Jr. candidato a prefeito