Início Destaque Lateral Home ONU inaugura escritório em São Paulo

ONU inaugura escritório em São Paulo

Governador recebe bandeira da ONU das mãos do diretor executivo do Pacto Global, George Kell e do coordenador residente do Sistema ONU, Jorge Chediek

O edifício Cidade IV, localizado na região central da Capital paulista, sediará o novo Escritório Compartilhado das Nações Unidas em São Paulo. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira, 9, em cerimônia com a participação do governador Geraldo Alckmin, o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek e o diretor-executivo do Pacto Global da ONU, Georg Kell.

O Escritório possibilitará a troca de experiências, práticas e políticas públicas entre a ONU e o Estado de São Paulo, com a adoção de projetos que interessem à população. “Fortalecer organismos multilaterais é fortalecer o caminho da paz, o caminho da justiça, o caminho do respeito à pessoa humana. Nós podemos ter grandes trocas, bons projetos e boas parcerias”, disse o governador.

Neste primeira fase, o Escritório Compartilhado abrigará o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o UNODC (Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes) e a Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa que busca encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade.

Plano de Ação da Macrometrópole

Durante a cerimônia, a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) e a ONU-Habitat – programa das Nações Unidas para assentamentos humanos – firmaram parceria para a realização conjunta da etapa decisiva do Plano de Ação da Macrometrópole (PAM 2013/2040). O Plano é uma ferramenta de planejamento para dar suporte à formulação e implementação de políticas públicas e ações de governo no território da Macrometrópole Paulista (MMP), que inclui 173 municípios.

A parceira com a ONU-Habitat permitirá à Emplasa conhecer e se apropriar de metodologias e instrumentos de domínio da entidade, para a mobilização e consulta de atores não governamentais, nacionais, regionais e locais, interessados no PAM. “A Macrometrópole de São Paulo representa dois terços da população do estado, três quartos do PIB de São Paulo e da população do Estado, o que exige planejamento, ações integradas e políticas públicas metropolitanas. É um desafio super importante”, comentou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorCom Cartão Recomeço, Governo amplia tratamento a dependentes químicos
Próximo artigoBrasil: um país de consumidores, análise do ITV