O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, dia 21, a renovação do empréstimo de bombas e tubos da Sabesp para combater a seca nos Estados da Paraíba e Pernambuco. O equipamento, que tem capacidade de bombear até 2.000 litros de água por segundo, foi cedido ao Ministério da Integração Nacional em dezembro do ano passado para ajudar a enfrentar a longa seca no Nordeste.
Desde então, os equipamentos estão instalados no reservatório de Braúnas, em Floresta (PE), no eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. De acordo com previsão do Ministério da Integração Nacional, o Eixo Leste foi projetado para levar água para cerca de 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios que sofrem com a seca prolongada em Pernambuco e na Paraíba.
As bombas emprestadas pela Sabesp, instaladas em estações de bombeamento de Pernambuco, aceleraram o envio de água até o leito do rio Paraíba, em Monteiro (PB). A Paraíba é um dos estados mais castigados pelos seguidos anos de estiagem que atingem toda a região Nordeste. A cessão do equipamento e demais materiais necessários para sua instalação, orçados em R$ 8,26 milhões, será estendida por mais 180 dias. Não há qualquer custo aos beneficiados.