Início Notícias do PSDB Alckmin sanciona PL do genocídio armênio

Alckmin sanciona PL do genocídio armênio

Sessão solene genocídoO governador Geraldo Alckmin sancionou nesta sexta-feira, 24 de abril, a lei 15.813, de iniciativa do deputado Pedro Tobias (PSDB), que institui no Estado de São Paulo o Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio, a ser celebrado todo dia 24 de abril.

Para lembrar a data, a Assembleia Legislativa realizou na segunda-feira, 27 de abril, sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek para homenagear as vítimas do massacre armênio que perdurou de 1915 a 1917. Estima-se que, durante este período, cerca de 1,5 milhão de armênios morreram de fome, sede, inanição, moléstias ou atacados pelas tropas do Império Otomano que, em tese, deveriam garantir a segurança do povo.

Na justificativa para a apresentação do projeto de lei, o deputado Pedro Tobias explicou que o dia 24 de abril foi escolhido por ter sido o dia em que, no ano de 1915, lideranças armênias foram presas e mortas pelas forças do Império Otomano, dando início ao genocídio.

Milhares de famílias armênias foram obrigadas a deixarem suas casas em caravanas de deportados rumo aos desertos. Muitos morreram pelo caminho. O deputado Pedro Tobias apresentou o projeto com o propósito de reflexão a respeito da barbárie cometida.

Da assessoria do deputado

Artigo anteriorImbassahy: Queda do consumo no Nordeste confirma desatenção de Dilma com região
Próximo artigo“Panelaço virtual nela”, análise do ITV